Música de Fundo:Tema da Novela Salve Jorge

Million Miles - Jason Mraz

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Grupo Dominó

Dominó é uma boy banda brasileira que teve seu auge nos anos 80 e depois no final dos anos 90. Foi criado pela produtora do apresentador Gugu Liberato






























































****************************************************************************
*************************************************
*******************************************
Concebido nos moldes do grupo portorriquenho Menudo, apareceu em 1984, com o hit Companheiro. Ao mesmo tempo em que o grupo Menudo estava estourado no Brasil, o então apresentador do programa Viva a Noite, Augusto Liberato (Gugu), através de sua agência Promoart, resolveu formar uma versão nacionalizada do grupo. Para a formação do grupo, diversos garotos com idades entre 14 e 15 anos realizaram testes nos quais precisavam saber cantar e dançar. Os selecionados foram Affonso Celso Lucatelli Nigro (Afonso Nigro), Lenilson dos Santos (Nill), Marcos Roberto Quintela (Marcos) e Marcelo Henrique Rodrigues (Marcelo). Ainda em 1984, o grupo lançou um compacto pela CBS com duas versões de sucessos do grupo mexicano Timbiriche: Ela Não Gosta de Mim e Companheiro, que foi a primeira música a estourar nas rádios, com direito a videoclipe lançado no programa global Fantástico.

Em 1985, quando o Dominó já era uma febre, o grupo lançou seu primeiro LP pela CBS e vinha com, além das famosas Companheiro e Ela Não Gosta de Mim, a música Ainda Sou Você, faixa de trabalho desse álbum. Além disso, contava com a participação especial do grupo Balão Mágico nas faixas Chega Mais um Pouco e Fim de Semana. Em 1986, além de ser presença constante em programas de TV, principalmente da TVS, o grupo ganha um especial da emissora em um resort. No mesmo ano o Dominó lança um disco em espanhol e estoura no mercado latino. Esse LP tinha uma regravação da música Lindo Balão Azul, de Guilherme Arantes. Por aqui, o segundo álbum vinha puxado pelos sucessos Guerreiros, Mariá, Amor e Música e Jura de Amor.

Em 1987, o Dominó já tinha três anos de estrada e um enorme sucesso de vendagens, público e crítica. O terceiro LP é o ápice da "dominómania" que assolava o país. Esse disco contou com sucessos como P da Vida, que "estourou" logo em seu lançamento, seguido de Manequim e Medusa. Nesse mesmo ano, eles participaram do filme Piratas do Caribe juntamente com seu padrinho e empresário Gugu Liberato. Em 1988, o álbum preto, como é chamado, mostra uma fase de amadurecimento do grupo e traz músicas de caráter mais reflexivo. Esse LP trouxe os sucessos Com Todos Menos Comigo (Vai por aí/ Com uns e com outros/ E passa por mim/ Faz pouco de mim / Anda muito bem / Com todos menos comigo / seus olhos são / são verdes bofetada…), Bruta Ansiedade (…é uma bruta ansiedade / Periga a sufocar / O vento fica na saudade / Do ar, do ar / Quero respirar…) e As Palavras, com a participação especial de Angélica, na época apresentadora dos programas Clube da Criança e Milk Shake, na Rede Manchete. Nesse mesmo ano o quarteto ainda participou de dois filmes: Os Heróis Trapalhões - Uma Aventura na Selva e Os Trapalhões na Terra dos Monstros, onde cantam a música Paraíso. Já venderam cerca de 6 milhões de discos em todo o Brasil.


Tudo ia bem até Nill deixar o grupo e partir em carreira solo. A despedida foi no programa Viva a Noite em 19 de outubro de 1989. A Promoart preferiu seguir a carreira do grupo somente com os três integrantes e lançou, em 1990, um LP puxado pelas faixas Maria, Felicidade Já e Leilão. Porém, desde a saída de Nill, o grupo havia perdido grande parte de sua popularidade e de seu espaço na mídia.

Isso se deve também à formação do grupo Polegar (banda juvenil lançada também pela Promoart Shows). Ao contrário do Dominó, o Polegar não se utilizava de coreografias e sim de instrumentos musicais se destacando por ser a 1a banda juvenil lançada a nível nacional, formada por 4 integrantes: Alan Frank - teclados; Alex Gill - baixo/vocal principal; Rafael Ilha - guitarra/vocal e Ricardo Costa - bateria.

O grupo Dominó ainda lançou mais um disco em 1992, porém não contava mais com seu principal integrante e vocalista Afonso Nigro, que deixou o grupo alguns meses antes do LP ser gravado. A Promoart e a Sony Music, que havia comprado a CBS, preferiram reativar o quarteto, escolhendo dois novos integrantes: um garoto chamado Ítalo Coutinho e o apresentador do programa infantil ZYB Bom, da Rede Bandeirantes, Rodrigo Faro. Este disco teve apenas um sucesso: a faixa Sem Compromisso, que era cantada por Marcelo e contava com a participação especial da namorada dele na época, a apresentadora do SBT Mara Maravilha.

Em 1993, Marcos deixou o grupo e foi substituído por Klaus. No final do mesmo ano, foi a vez de Marcelo se despedir no programa Sabadão, em que relembrou o antigo sucesso Manequim. Em seu lugar ficou o garoto Fábio. A formação passou a ser: Rodrigo Faro, Klaus, Fábio e Ítalo Coutinho. Anos mais tarde Klaus Hee (que é modelo também) posa para a G Magazine nos anos de 2004 e 2006[2] e forma uma banda de Pop Rock e que toca covers de músicas dos anos 80 e 90 chamada Kilometro Cúbico (ou KM3).


Fonte:Wikipédia

10 comentários:

Anônimo disse...

É... Sem dúvida o grupo Dominó marcou a década de 80 e minha adolescência! Aliás, para mim a década de 80 deixou muita saudade no que se refere à música! Bons tempos!Já que recordar é viver, quero dizer que foi muito bom ter descoberto este blog!

Anônimo disse...

Bons tempos que não voltam mais! Curti muito o grupo Dominó ! Aliás, procure pesquisar sobre cada um da primeira formação. Gostaria de saber POR ONDE ANDAM!

Anônimo disse...

Olá! Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo blog, é riquíssimo! Aproveito para sugerir uma postagem com informações e fotos atuais do Nill (ex dominó ). Desde já agradeço. Daniela.

Unknown disse...

Adorei! Maravilha! Eu era super fã do Dominó, fui à shows deles, marcou muito minha vida, em 84 quando surgiram eu tinha 10 anos e foi amor à primeira vista... ai que saudade! Hoje ainda acompanho a carreira do Afonso, que era o Meu Dominó!!! rsrs... ele ainda está lindo e maravilhoso... super cantor...acho que mídia deveria valorizá-lo mais, pois ele canta muito, é super talentoso!
Parabéns pelo blog!!! Sensacional!
bj. Isabel

Anônimo disse...

"Tudo de bom este blog! Parabéns, sem dúvida um referencial para quem gosta de assuntos ligados à tv e ao meio artístico! Mirella.

Anônimo disse...

seu blog é ótimo, adorei relembrar, na época eu tinha 10 para 11 anos e eles eram meu sonho de consumo, meu dominó preferido era o nill. De vez enquando procuro saber deles:
O marcos é um empresario bem sucedido, trabalha (sócio) com o Roberto Justus e está um pouquinho gordinho;
o marcelo se tornou empresário na área de transportes e está calvo e gordinho;
o afonso é cantor, ator e produtor, continua esbelto e bonito como sempre;
o nill desse eu sei um monte de coisa, se converteu agora é pastor, é escritor, tem três cds de louvor e 1 de testemunho, é bacharel em teologia, é advogado, é professor universitário e agora em 2011 pretende fazer doutorado em direito e gravar mais um cd. Também já foi radialista e apresentador de um programa de Tv chamado Gospel Line. e hoje aos 40 anos continua mais gato que nunca, não perdeu a forma nem a simpatia.

Anônimo disse...

axo que o marcelinho queria continuar no dominó, pois foi o ultimo a sair...
mas era o jeito, não tinha mais graça o dominó sem nill e afonso. Aí acabou.
Hj em dia ainda querem lançar novas boybands, mas são um lixo. Axo que o dominó foi insubstituível.

Anônimo disse...

só tenho que te agradecer pela oportunidade de rever o grupo domino, pois lembra totalmente a minha infancia, o tempo e implacavel e as vezes nos esquecemos de todo que foi bom

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, nossa chorei tanto quando o Nill se despediu do grupo, depois foi perdendo a graça... analisando os comentários anteriores, só tenho a acrescentar... nenhum grupo atual tem tanta carisma quanto ao dominó, as letras das suas músicas geralmente tinham sentido, além de focar o romantismo o que me chamava a atenção era o fato de colocarem o "planeta" em suas letras... muito bom.. Será que alguém pode me dizer em que época "Kzam Nery" foi integrante do grupo, ele é pastor e friza o fato de ter sido integrante do grupo dominó, mas não consegui encontrar nada sobre ele junto com o grupo...

BAIXARTUDOGRATIS disse...

Nossa! Chorei! Choerei muito e estou chorando até agora. As vezes me pergunto pq o Nill foi sair? Depois da saída dele ogrupo não foi mais o mesmo. A primeira formação marcou minha vida e até eu os amo. Muito triste quando o Nill deixou o grupo, se eles estivessem ainda por aqui eu ia amar. Nunca fui a nenhum show, era meu sonho e ainda hoje viajo quando vejo vídeos. O MEU DOMINÓ era o MARCELO. AMAVAAAAAAAAAAAAAA! Ele é gato, até hoje gosdinho e careca rsrrs. Queria que o tempo voltasse. Vivi a minha melhor fase que foi a adolescência. Eles marcaram a minha vida. AMO-OS até hoje. Podiam reunir os 4 a fazer um show, mas parece que o Nill não quer mais lembrar dessa fase apesar de ter sido muito feliz com todos eles. Ele disse isso no programa do Gugu,quando o pediu que dançasse com o Marcelo. Ele deu uma desculpa, disse que estava roco para cantar e não queria mais dançar. Que pena. Eu amava e AMO. Choro muito até hoje. Lindo revê-los por aqui.