Música de Fundo:Tema da Novela Salve Jorge

Million Miles - Jason Mraz

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Meu Pedacinho de Chão



Meu Pedacinho de Chão foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo entre 16 de agosto de 1971 e 6 de maio 1972, com 185 capítulos. Foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, com a colaboração de Teixeira Filho e direção de Dionísio de Azevedo.


















































Pedro das Antas (Aires Pinto), conhecido como Serelepe, e Liliane, chamada de Pituca (Patrícia Aires), cresceram juntos, mas acabaram se separando na adolescência. Depois de 11 anos sem se encontrar, os dois voltam à pequena cidade onde nasceram. Pedro, que se formara em agronomia, quer tomar posse das suas terras, ocupadas ilegalmente pelo coronel Epaminondas (Castro Gonzaga), pai de Liliane. Ela, por sua vez, volta da cidade grande para ser professora no vilarejo.
- A história era um drama rural e transmitia ensinamentos úteis aos trabalhadores e à população do campo. Os autores contavam com informações fornecidas pelas secretarias municipais de Agricultura e Saúde para escrever sobre vacinação, desidratação infantil, higiene e técnicas agrícolas. Com o desenvolvimento do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), na época, a novela também abordou o problema do analfabetismo no campo, levando personagens adultos às salas de aula.
- Alguns personagens como Serelepe, Pituca, Epaminondas, Padre Santo (Percy Aires), Zelão (Maurício do Valle) e Tuim (Pelezinho) retornaram na novela Voltei pra Você, em 1984, também de Benedito Ruy Barbosa, mas dessa vez foram vividos por outros atores.

Produção:
- Meu Pedacinho de Chão foi co-produzida e exibida simultaneamente pela TV Globo e pela TV Cultura de São Paulo.
- Grande parte da novela foi gravada em duas fazendas do município de Itu, em São Paulo.

Curiosidades:
- Meu Pedacinho de Chão foi a primeira novela educativa da televisão brasileira.
- Com a novela, firmava-se na grade de programação o horário das 18h para a teledramaturgia da TV Globo.
- O autor Benedito Ruy Barbosa conta que a novela teve diversos problemas com a censura, como, por exemplo, na cena em que um personagem tocava violão e cantava o hino nacional para os caboclos. Depois disso, um aluno cantava o hino da escola, tendo a bandeira do Brasil estendida sobre a mesa. A censura cortou a cena, alegando que o hino brasileiro não podia ser cantado naquele ambiente, e que a bandeira nacional só podia aparecer em “cenas especiais”.



Elenco:
Maurício do Valle Zelão
Renée de Vielmond Professora Juliana
Castro Gonzaga Coronel Epaminondas
Percy Aires Padre Santo
Ayres Pinto Serelepe
Patrícia Aires Pituca
Pelezinho Tuim
Canarinho Rodapé
Nelson Conde Renato
Hemílcio Fróes Prefeito
Leonor Lambertini Joana
Ênio de Carvalho Fernando
Maria Aparecida Alves Tié
Janete Pires Gina
Cacilda Lanuza
Renato Consorte
Luís Carlos Arutim
Lourdinha Felix
Cláudio Cunha
Dionísio Azevedo
Flora Geni
Isaac Bardavid
Xandó Batista
Jorge Cherques
Edmundo José Nogueira Quintino


Fonte:Wikipédia,Dramaturgia

Nenhum comentário: