Música de Fundo:Tema da Novela Salve Jorge

Million Miles - Jason Mraz

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O Clone


O Clone foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 1 de outubro de 2001 e 15 de junho de 2002. Foi escrita por Glória Perez com direção de Teresa Lampreia e Marcelo Travesso, direção geral de Jayme Monjardim, Mário Márcio Bandarra e Marcos Schechtman e núcleo por Jayme Monjardim[2]. Teve 221 capítulos na versão brasileira e 250 na versão internacional.

Apresentando Giovanna Antonelli e Murilo Benício como protagonistas. Juca de Oliveira, Adriana Lessa, Stênio Garcia, Eliane Giardini, Vera Fischer e Reginaldo Faria como co-protagonistas. Dalton Vigh, Daniela Escobar e Cristiana Oliveira como antagonistas.




Primeira fase
A história se passa no ano de 1980. O empresário Leônidas Ferraz, um homem viúvo, têm uma vida resumida a seus negócios, não tendo muito tempo para a sua vida pessoal. Ele é pai de gêmeos totalmente idênticos na aparência: Diogo, um rapaz alegre e boa-praça, é o preferido dele para sucedê-lo em seus negócios, e Lucas, um rapaz romântico e galanteador, que aproveita a vida sem compromissos profissionais. A única semelhança que Lucas e Diogo têm em comum é a aparência física, pois os dois têm características completamente diferentes.

A bela e romântica muçulmana Jade, vive no Brasil com a sua mãe Sálua. Mas, após a morte da mãe, Jade, com apenas 18 anos, volta para o Marrocos para viver com o seu tio, o patriarca Ali, que também cuida de sua outra sobrinha, Latiffa. Ali quer escolher bons maridos para as suas sobrinhas. Ele deixa Jade e Latiffa sob os cuidados da empregada Zoraide, que ama as meninas como se fossem suas próprias filhas.

Diogo e Lucas vão passar uns dias no Marrocos e conhecem novos amores: Diogo se encanta pela bela Yvete, e passam juntos uma noite de amor, e Lucas se apaixona perdidamente por Jade, e é correspondido, mas são impedidos de se amarem por causa dos costumes muçulmanos, defendidos com rigor por Ali, que quer que Jade se case com Said, amigo da família, mas ela se recusa, pois não aceita os costumes e nem vestir-se como as muçulmanas e fica disposta a fugir de seu país para se casar com Lucas e amar o homem que ela escolheu. Ele diz que retornará ao Marrocos para buscá-la. Tempos depois, já de volta ao Brasil, Yvete e Leônidas se apaixonam, vivendo uma relação carinhosa, extrovertida e amorosa. Só que Diogo desaprova esse namoro, ainda mais ao descobrir que foi com Yvete que ele passou uma noite no Marrocos. Ela se assusta e diz não saber que Diogo era filho de Leônidas, que estranha.

Um tempo depois, Diogo acaba sofrendo um acidente fatal de helicóptero, para o desespero de sua família, e sua morte provoca muitas reviravoltas em sua família: Leônidas se distancia de Yvete, para se concentrar no estado de seu filho, e Lucas, ao ver todo esse tormento, desiste de fugir com Jade, que sem alternativa e com medo de ser expulsa da família, aceita a escolha de seu tio Ali e se casa com Said.

O padrinho de Diogo, o cientista Albieri, abalado com a sua morte, decide clonar Lucas para trazer Diogo de "volta" e realizar o maior sonho de sua vida: ser o primeiro a realizar a clonagem de um ser humano. Ele insere as células de Lucas sem ele saber, para a formação do embrião, em Deusa, uma mulher que sempre quister filhos e não conseguia , acredita estar fazendo uma inseminação artificial comum. Depois, Deusa têm o filho, sem saber que é um clone de outro rapaz.

Segunda fase
Passam-se 20 anos. Jade está casada com Said, e tenta ser feliz ao lado dele, mas até hoje mantém um ardente romance secreto com Lucas. Said e Jade, têm uma filha, Khadija , Said, mesmo casado com Jade, faz casa-se com a jovem Ranya. Pelos costumes muçulmanos, após pedir o terceiro divórcio, o marido só pode voltar atrás em sua decisão caso arranje um marido para sua mulher, e foi o que Said fez: ele pede ao amigo Zein que se case uns dois dias com Jade, para que ela possa voltar para ele depois. Só que Zein se apaixona por Jade, sendo mais um disputando o amor dela. Já Lucas, casou-se com a bela Maysa, e os dois também tiveram uma filha: Mel. Os dois se reencontram no Rio de Janeiro, voltando a fazerem planos para ficarem juntos, já que estavam brigados. Até hoje Lucas não esqueceu Jade e eles tem um caso secreto a 20 anos.

Mel sofre de dependência química, junto com seus amigos : Nando, Regininha e Lobato, sendo o último também alcóolatra. Ele perdeu o emprego e os familiares por causa da dependência e vive um desespero. Mel chega a ser presa por porte de drogas, e ainda participa de um assalto a ônibus para conseguir dinheiro para comprar cocaína, e facilita um assalto em sua própria casa, deixando Maysa sob a mira de um revólver. A dependência dela contribui para estragar mais um plano de Lucas de fugir com Jade. Mel conhece Xande e os dois apaixonam-se , e ela acaba ganhando o apoio do namorado. Ela chega a se casar com ele, e vai morar numa favela, saindo de sua chique e cara mansão. Mel não consegue se livrar das drogas, sofrendo um aborto espontâneo em sua primeira gravidez. Já na sua segunda, ela coloca a sua própria vida e a do filho em risco durante o parto. Maysa se fortalece com o apoio de Clarice, mãe de Nando, a procurar ajuda para seus filhos.

O clone de Lucas, Léo, vive com a mãe Deusa e com sua avó, Dona Mocinha, e tem Albieri como padrinho. Quando Léo e seu padrinho viajam ao Marrocos, ele conhece Jade e se apaixona por ela, exatamente como aconteceu com Lucas há 20 anos atrás. Ele, então, disputa com seu irmão o amor de Jade. Quando o clone descobre toda a verdade, ele começa a refletir sobre sua vida e, quando Leônidas Ferraz descobre também, ele briga na justiça com Deusa pela guarda de Léo.

Latiffa se casou com o irmão de Said, o religioso Mohamed, com quem teve dois filhos: Samira e Amin. Quando a família vai morar no Brasil, na casa de Nazira, irmã de Mohamed e Said, eles têm um choque de culturas. Nazira tem um amor imaginário, Miro, com quem tem uma relação de amor e afeto.

Dona Jura, é uma mulher divertida e engraçada. Ela é dona de um bar no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, bastante famoso no local devido aos pastéis que Dona Jura faz. Segundo os moradores, são bastante saboros. Lá é o ponto de encontro dos moradores do bairro, como os amigos Ligeirinho e Raposão.

Fim
Lucas consegue finalmente fugir com Jade e os dois ficam felizes e juntos. Já o clone Léo desaparece com o seu padrinho Albiéri nas dunas do deserto do Saara. Sua filha Mel e seus amigos conseguem se livrar da dependência química, exceto Regininha, que some no mundo. Eles abrem uma clínica para dependentes químicos com o nome de Regininha, em homenagem à amiga. Leônidas se casa com Yvete e os dois têm gêmeos, recomeçando toda a história. Zoraide se casa com Ali. Nazira pensa em Miro, que lhe aparece como em seus sonhos: vestido de árabe e montado em um cavalo negro, ele a leva embora para o Marrocos, onde os dois são saudados pelo povo como reis. Said se casa com Ranya faz amor com outra nova mulher, recomeçando assim toda a história.





Exibição
A trama é ambientada em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, no Marrocos e na Arábia, e ficou no ar entre 1º de Outubro de 2001, substituindo Porto dos Milagres, de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, e 15 de junho de 2002, sendo substituída por Esperança, de Benedito Ruy Barbosa, com 221 capítulos, às 20:50. Em seus últimos meses de exibição, a novela passou a ser exibida às 21:00.

Abertura
Na abertura de O Clone é mostrada uma pessoa e seu clone fazendo manobras com o corpo, provocando efeitos visuais para o público, com a marca de DNA em seus corpos.Tudo isso embalado na música Sob o Sol, de Sagrado Coração da Terra.Na verdade, a abertura foi feita com apenas uma pessoa, fazendo a outra idêntica com vários espelhos, parecendo real.



O Clone rendeu a Glória Perez inúmeros prêmios no Brasil e no exterior. Os mais importantes recebidos no exterior vieram dos Estados Unidos: Prêmio INTE(o mais importante da televisão latina) de melhor autor, e prêmios concedidos pelo DEA e pelo do FBI, em razão da campanha pelos dependentes químicos.





























































































































































































































































































































































































































































































































******************************************************************************

Elenco

Adriana Lessa como Deusa.
Marcello Novaes como Xande.
Marcos Frota como Escobar.
Totia Meireles como Laurinda
Sérgio Marone como Cecéu
Thiago Fragoso como Nando.
Thalma de Freitas como Carol
Nívea Maria como Edna
Francisco Cuoco como Padre Matiolli
Juliana Paes como KarlaAntes de interpretar a personagem Monique na trama, Cynthia Falabella substituiu a irmã Débora Falabella em alguns capítulos no papel de Mel, quando Débora teve de se ausentar da trama. As cenas foram ao ar no capítulo 181. A semelhança entre as duas irmãs foi tão grande que as cenas de Mel destruindo seu quarto ficaram tão reais que o público não soube distinguir Cynthia de Débora.

Viviane Victorette foi vencedora de um concurso promovido pelo Caldeirão do Huck e com isso ganhou a personagem Regininha, uma dependente química amiga de Mel.

Essa aparição como dr. Molina foi o último trabalho de Mário Lago na TV, uma vez que ele faleceria ainda durante a exibição de O Clone, em 30 de maio de 2002, uma quinta-feira, quando ia ao ar o capítulo 208.

O cantor Alessandro Safina, intérprete da canção Luna, tema de Yvete (Vera Fischer) e Leônidas (Reginaldo Faria), gravou uma participação na trama na cena em que se apresentava no brechó de Yvete. As cenas foram ao ar no capítulo 50, ainda na primeira fase da trama. Curiosamente.

em ordem da abertura da novela

Murilo Benício -Lucas Ferraz/Diogo Ferraz/Leandro Edvaldo (Léo)
Giovanna Antonelli -Jade
Vera Fischer -Yvete
Reginaldo Faria- Leônidas Ferraz
Daniela Escobar -Maysa Ferraz
Adriana Lessa -Deusa
Neuza Borges -Dalva
Jandira Martini- Zoraide
Marcello Novaes- Xande (Alexandre)
Marcos Frota- Escobar
Beth Goulart- Lidiane Valverde
Cissa Guimarães -Clarice
Victor Fasano -Otávio Valverde (Tavinho)
Débora Falabella -Milena Ferraz (Mel)
Luciano Szafir- Zein
Guilherme Karan -Raposão
Eri Johnson- Ligeirinho
Myrian Rios -Anita
Totia Meireles -Laurinda
Murilo Grossi -Júlio
Nívea Stelmann -Ranya
Raul Gazolla- Miro
Thaís Fersoza -Telma Valverde (Telminha)
Françoise Forton -Simone
Sérgio Marone- Cecéu
Juliana Paes -Karla
Thiago Fragoso- Nando
Elizângela- Noêmia
Sthefany Brito- Samira
Thiago Oliveira- Amin
Carla Diaz -Khadija
Carolina Macieira- Sumaya
Perry Salles- Mustafá
Solange Couto Dona -Jura
Thalma de Freitas -Carol
Mara Manzan -Odete
Silvio Guindane- Basílio
Marcelo Brou- Pitoco
Christiana Kalache -Aninha
Jayme Periard- Rogê
Antônio Pitanga -Tião
Viviane Victorette- Regininha
Michelle Franco -Michelle
Milena Paula- Milena
Ingra Liberato- Amina
Eduardo Martini- Cotia
Eduardo Canuto- Gasolina
Luá Ubacker- Duda
Aimée Ubacker -Aimée

Apresentando
Maria João Bastos- Amália
Dalton -Vigh Said
Andressa Koetz- Soninha

Atores convidados

Antônio Calloni- Mohamed
Osmar Prado -Lobato
Sebastião Vasconcellos -Tio Abdul
Roberto Bonfim- Edvaldo

Atrizes convidadas

Ruth de Souza- Dona Mocinha
Letícia Sabatella- Latiffa
Nívea Maria- Edna
Cristiana Oliveira -Alicinha
Eliane Giardini- Nazira
Léa Garcia -Lola

Participações especiais
Juca de Oliveira como "Albieri"
Stênio Garcia como "Ali"
Francisco Cuoco como " Padre Matiolli
"

8 comentários:

Anônimo disse...

me chamo patricia sou de pernambuco,e amei essa novela ,so fera no elenco,saudades!

mayara disse...

Amei muitooo essa novela, foi a melhor que já assisti em toda a minha vida, gostaria muito que passasse de novo no ''vale à pena ver de novo'', mas acho um pouco difícil, pois envolveu muitos temas polêmicos e cenas fortes.

Anônimo disse...

essa novela conserteza mecheu com muita gente em qualquer lugar do mundo sendo a maior historia de amor que alguem ja vio muito lindaaaaaa parabns gloria peres.

KAYANE disse...

Muito legal essa novela,varias pessoas me dizem que ela é otima.Essa é a primeira vez que eu vou ver pois na outra eu nem me lembro pois era uma criança.Enfim pelo que eu ja vii ela é realmente booa;vale a pena ver de novo.
bjssss

Anônimo disse...

o dono do progue pode me deze aonde eo poso ve o depoemento reas dar novela deixa escrito ai em baixo eu procuro mas nao achop

Mada Aveiro disse...

Ve se vc encontra no Youtube

Anônimo disse...

no yotube nao mostra eu asiste partes dar novela nar internete mas nao mostra foi um de uma tres semana atras voce pode me deze algun saite para eu aciste os depoemento reas

Anônimo disse...

no yotube nao mostra eu asiste partes dar novela nar internete mas nao mostra foi um de uma tres semana atras voce pode me deze algun saite para eu aciste os depoemento reas