Música de Fundo:Tema da Novela Salve Jorge

Million Miles - Jason Mraz

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Memórias de Amor



Memórias de Amor foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo, de março a junho de 1979, contou com 77 capítulos. Foi escrita por Wilson Aguiar Filho, baseada no romance O Ateneu, de Raul Pompéia, com direção de Gracindo Júnior e a supervisão de Herval Rossano.






























































































A novela de Wilson Aguiar Filho foi inspirada no romance O Ateneu, de Raul Pompéia.
- A história se passa em 1888, um ano antes da Proclamação da República, e conta o dia-a-dia dos alunos do Colégio Ateneu, um dos mais prestigiados para os jovens da corte.
- O diretor do Ateneu é o prepotente professor Aristarco Argolo Ramos (Jardel Filho). Ele é pai de Jorge (Eduardo Tornaghi), um jovem advogado que defende a causa republicana. Jorge tem uma relação conflituosa com o pai, que é um grande defensor da monarquia. No primeiro capítulo, Jorge, que participa da equipe de ginástica do colégio, após uma apresentação, não cumprimenta a princesa Isabel, deixando o seu pai furioso. Jorge é apaixonado por Lívia Monteverde (Sandra Bréa), e o romance dos dois também não é aceito pelo professor.
- Ema (Aracy Cardoso), mulher do professor Aristarco, trabalha como enfermeira do Ateneu. Ela é como se fosse uma segunda mãe para todos os alunos. Segundo o próprio professor Aristarco, é o anjo bom do colégio.
- A novela conta também a trajetória de Sérgio Pompéia (Maneco Bueno), um jovem que deixa a sua pacata vida do interior para estudar no Ateneu. Ele é filho de Mauro Pompéia (Gilberto Martinho) e vem para o Rio depois da morte de sua mãe. No colégio, Sérgio precisa enfrentar os seus medos, a rígida disciplina, as amizades e as brigas com outros alunos do internato. Na trama, ele se apaixona por Maria (Myriam Rios), filha do professor Aristarco.
- Jorge participa de inúmeras manifestações e comícios contra a monarquia. Ele passa a ser perseguido pelos guardas do império e chega a ser acusado de assassinato pelo capitão da guarda, que é apaixonado por Lívia. No último capítulo, Jorge e Lívia estão escondidos no colégio, quando o funcionário do Ateneu, João Numa (João Marcos Fuentes) conta para o capitão o paradeiro dos dois. Antes de eles serem capturados, um aluno do Ateneu coloca fogo na escola.
- O incêndio do colégio foi uma das cenas mais marcantes da novela. O professor Aristarco fica inconsolável. Diante das cinzas e dos destroços do prédio, ele promete que vai reconstruir o Ateneu. Jorge e Lívia conseguem escapar do incêndio. Eles fogem da cidade e vão para o interior. Os dois têm uma filha e colocam o nome dela de Liberdade. A última cena da novela mostrou Jorge recebendo a notícia de que havia sido proclamada a República e que os três poderiam voltar para o Rio de Janeiro.
- Na novela Memórias de amor, foram inseridas na trama personagens femininas que não existiam no livro de Raul Pompéia. Uma delas é Miss Nora Elman (Karin Rodrigues), preceptora das filhas de Aristarco. Nora chama à atenção de Adolfo (Luiz Armando Queiroz) e Alfredo (Nelson Caruso). Os dois são professores do Ateneu. As histórias envolvendo esses três personagens são marcadas pelo humor.

Produção:
- Ana Maria Magalhães e Glória Perez realizaram toda a pesquisa histórica para a novela. As duas fizeram um grande levantamento do final do século XIX, com detalhes sobre a organização política do Império, a campanha abolicionista, o republicanismo, a aristocracia rural e a burguesia carioca. Os famosos saraus literários também foram pesquisados para serem inseridos na trama.


Elenco
Eduardo Tornaghi - Jorge Argolo Ramos
Sandra Bréa - Lívia Monteverde
Jardel Filho - Professor Aristarco Argolo Ramos
Maneco Bueno - Sérgio
Ricardo Blat - Egbert
Eva Todor - Agripina
Ary Fontoura - Mânlio
Karin Rodrigues - Miss Nora
José Augusto Branco - Ciro
Myrian Rios - Maria Argolo Ramos
Castro Gonzaga - Professor Venâncio
Aracy Cardoso - Ema
Fátima Freire - Dora
Luiz Armando Queiroz - Adolfo
Nelson Caruso - Alfredo
Gilberto Martinho - Mauro Pompéia
Ana Ariel - Bernarda
Ney Sant'Anna - Mário
Luís Orione - Profeta
Wolf Maia - Rebelo
Tião D'Ávila - Sanches
Cosme dos Santos - Manoel
Felipe Wagner - Battailard
Diogo Villela - Romulo
Edson Silva - Cláudio
Angelito Mello - Jalincourt
Tânia Loureiro - Laura
Luciano Sabino - Mata
Ana Lúcia Torre - Princesa Isabel
Waldemar Rocha - Conde D'Eu
Dary Reis - Gomes
Marly Aguiar - Alice
Denny Perrier - Silva Jardim
Solange Theodoro - Angela
José Luiz Rodi - Branquinho
Victor Villar - Franco
Caio Brossa - aluno, colega de Sérgio e sua turma


Fonte:Wikipédia,Memória da Globo,Site Fátima Freire

Nenhum comentário: