Música de Fundo:Tema da Novela Salve Jorge

Million Miles - Jason Mraz

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ídolo de Pano



Ídolo de Pano é uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Tupi e exibida de setembro de 1974 a maio de 1975. Escrita por Teixeira Filho e dirigida por Henrique Martins, com supervisão de Carlos Zara.















































Pauline de Clermon é a proprietária das Tecelagens Clermon, uma das maiores da América Latina. Doente, ela quer que um dos seus dois netos, seus únicos herdeiros, assuma o comando da empresa: Jean, um médico de carreira promissora; e Luciano, o playboy boa-praça que preferiu as farras aos estudos. O desejo de Pauline é tornar Luciano uma pessoa responsável e presidente das indústrias Clermon. Mas o jovem é vítima das armações de Jean, que tem o intuito de tirar Pauline do comando e vender as empresas a um grupo estrangeiro. Para isso, conta com a colaboração do inescrupuloso Dr. Gondim, médico de Pauline, e de Wilson, executivo da empresa.
Admirado por todos e amado por várias mulheres, ninguém desconfia da personalidade neurótica de Jean, que não mede esforços para desmoralizar Luciano e tirá-lo de seu caminho. Seus problemas psicológicos são acentuados quando descobre-se neto ilegítimo de Pauline, e tem que conviver com sua verdadeira mãe, Maria Amélia, que vai trabalhar como enfermeira na mansão Clermon. Enquanto isso, Luciano, não percebendo as verdadeiras intenções de seu irmão, cai em diversas armadilhas e tenta provar a todos que é capaz de tornar-se uma pessoa responsável e digna da presidência das empresas. Apaixonado pela jovem operária Andréa, torna-se amigo de Zé Manuel, o pai da moça, um homem simples e rude que expulsa a filha de casa ao descobrir que ela está grávida de Jean. Luciano casa-se então com Andréa, mesmo sabendo que ela ama o seu irmão e espera um filho dele.






ELENCO


TONY RAMOS - Luciano
ELAINE CRISTINA - Andréa
DENIS CARVALHO - Jean
CARMEM SILVA - Pauline de Clermon
SÍLVIO ROCHA - Zé Manuel
RILDO GONÇALVES - Dr. Gondim
ADRIANO REYS - Wilson
JOANA FOMM - Jeanne Derier
LAURA CARDOSO - Maria Amélia
GLAUCE GRAIEB - Luísa
SERAFIM GONZALES - Dr. Fontes
SUZANA GONÇALVES - Flávia
DENISE DEL VECCHIO - Rita de Cássia (Renée)
EWERTON DE CASTRO - João
SÍLVIA LEBLON - Joana
ELISA D'AGOSTINO - Cristina
CLESTON TEIXEIRA - Sérgio
XANDÓ BATISTA - Professor Weltman
LUCY MEIRELLES - Guiomar
YARA LINS - Magda
EUDÓSIA ACUÑA - Marta
ABRAHÃO FARC - Guilherme
MÁRCIA RITA HURI - Alda
JUDY TEIXEIRA - Maria Rosa
CLAUDETE TROIANO - Elza
GENY PRADO - Lurdes
LINDA GAY - Margarida
SÍLVIO FRANCISCO - Dr. Vasconcelos
HILQUÍADES DE OLIVEIRA - Dr. Oscar
REGINA NOGUEIRA - Ana
DOMINGOS NETO - Vavá
AIDA MAR - Benta
LUIZ ANTÔNIO PIVA - Antônio
APARECIDA DE CASTRO - Geralda
ASSUNTA MANTELLI - Jurema
CARLOS LOBÃO - juiz
EDUARDO ABBAS - Aparecido
ELISABETH DUDA - Regina
FLORIZA ROSSI - Sandra
JONAS BLOCH - Fernando
JOSÉ PARISI JR. - Bira
KLEBER AFONSO - Wellington
MÍRIAM RODRIGUES - Silvia
PETRUS ANTONIUS - Paulo
ROSA MARIA PESTANA - Alzira
TEREZA CRISTINA ARNAUD - Bina
ZODJA PEREIRA
IGOR CAZARRÉ
ALZIRA ANDRADE


e
WÁLTER FORSTER - Mário George de Nassau


A telenovela foi um dos maiores sucessos da TV Tupi e da telenovela brasileira no gênero, não apenas na década, mas em toda a sua história.
Ídolo de Pano consegui uma média de 66 pontos na sua audiência, colocando a direção de teledramaturgia da Rede Globo em alerta.
Sua trama principal, juntamente com outro sucesso de Teixeira Filho - A Pequena Órfã - foi aproveitada no enredo de Sonho Meu, em 1993. O triângulo amoroso formado por Tony Ramos, Elaine Cristina e Dênis Carvalho foi interpretado por Leonardo Vieira, Patrícia França e Fábio Assunção nessa nova novela.
Ídolo de Pano foi a novela mais cara de todos os tempos.
Dênis Carvalho, então afastado das novelas, atingiu um sucesso relevante interpretando o vilão Jean de Clermon., sendo logo convidado para atuar na TV Globo.
Na época de exibição da telenovela, foi lançada uma versão de sua história em romance, com texto adaptado pelo próprio Teixeira Filho.
Teve uma versão mexicana chamada Vanessa,pela Televisa,em 1982.
Fonte:Wikipédia,novelaarte,biscoitocaféenovela

Nenhum comentário: