Corrida do Ouro foi uma telenovela brasileira em preto-e-branco exibida pela Rede Globo no horário das 19 horas, de 3 de julho de 1974 a 25 de janeiro de 1975, com 178 capítulos, de autoria de Lauro César Muniz e Gilberto Braga. Foi dirigida por Reynaldo Boury, com a supervisão de Daniel Filho. Foi produzida em preto-e-branco.
***********************************************************************************
**************************************
*****************************
- O excêntrico milionário Durval Pontes de Albuquerque – dono de inúmeras fazendas de café, imóveis, uma fábrica e ações – morre aos 74 anos e deixa um testamento tão surpreendente quanto enigmático. Uma parte significativa da sua fortuna – 75 milhões – deve ser dividida em partes iguais entre cinco mulheres: Teresa (Aracy Balabanian), Isadora (Sandra Bréa), Patrícia (Renata Sorrah), Ilka (Maria Luiza Castelli) e Gilda (Célia Biar). Duas delas sequer conheciam o morto.
- Durante a leitura do testamento, as mulheres são informadas de que para receberem sua parte da herança, devem executar, cada uma, as condições estabelecidas em uma das cláusulas: Isadora deve abandonar definitivamente sua carreira de atriz; Teresa precisa concluir a faculdade de jornalismo; Ilka deve levar a mãe para morar na sua casa; Gilda, que vive na França, deve fixar residência no Brasil; e Patrícia, que é sobrinha de Durval, deve se casar com Rafael (José Augusto Branco), fiel funcionário que o milionário estimava como a um filho. Se dentro do prazo de um ano qualquer uma das cinco não tiver cumprido a sua obrigação, todas serão deserdadas. Como as tarefas parecem ir de encontro aos desejos e convicções das mulheres, elas começam a descobrir qual é a verdadeira importância do dinheiro nas suas vidas.
- No decorrer da novela, as razões por trás do estranho testamento de Durval e a natureza do seu relacionamento com as herdeiras vão sendo esclarecidas. Teresa, a filha de Onofre (Castro Gonzaga), antigo empregado de Durval, tem um papel central no elaborado plano do milionário. De origem humilde, mas inteligente e decidida, ela ganha a vida fazendo trabalhos de free lancer para revistas e jornais e está prestes a se formar jornalista. Ao encarregá-la da tarefa aparentemente mais fácil de realizar, e confiando na sua vontade de crescer, o milionário esperava que Teresa usasse sua inteligência e poder de persuasão para estimular as outras herdeiras a cumprirem missões que implicam escolhas e mudanças mais ou menos radicais em suas vidas.
- Patrícia, por exemplo, não está disposta a se casar com um homem que não ama. Filha do irmão mais velho de Durval, ela é uma jovem insegura e de personalidade frágil que não consegue se livrar do jugo da mãe, a inescrupulosa Valquíria (Yoná Magalhães). Casar com Rafael, mesmo sem amor, seria uma forma de se libertar do domínio da mãe, mas ela prefere permanecer fiel ao amor que sente por Fábio (José Wilker). O próprio Rafael também se recusa a participar de um casamento em que não há uma ligação romântica genuína. De olho na herança, Valkíria faz de tudo para convencer os dois a mudarem de idéia.
- Gilda, a princípio, também não tem intenção de cumprir a sua parte como determina o testamento. Ela não quer abrir mão de uma vida bem-estabelecida na França, onde vive feliz e realizada com o marido André e a filha Vânia (Nívea Maria), para voltar a morar definitivamente no Brasil. Só passa a considerar essa possibilidade por incentivo do marido, que – ambicioso e, ainda por cima, atravessando uma crise financeira – deseja se apoderar da herança. Gilda e André conheceram superficialmente Durval nos anos 1950, quando o marido e o milionário fizeram negócios juntos.
- Já Ilka nunca havia sequer ouvido falar de Durval de Albuquerque. Mas, também com o estímulo do marido Otávio (Oswaldo Loureiro) – um mau-caráter que a trata com negligência até saber da sua chance de enriquecer –, decide fazer o imenso sacrifício emocional para cumprir a cláusula do testamento. Ela traz para dentro de casa a sua mãe, Ilka (Zilka Salaberry) – ou, como é conhecida, Kiki Vassourada –, que a abandonou quando ela tinha poucos meses de vida sob o pretexto de não querer perder a liberdade. As duas não se vêem há anos e não têm muitas afinidades, mas concordam em morar juntas para receberem a herança. Na verdade, Kiki havia sido o grande amor da vida de Durval e também o abandonou para dar vazão ao seu gosto pela independência e sair pelo mundo montada na sua motocicleta.
- Isadora é outra que não conhecia Durval e sofre com o dilema proposto pelo testamento do misterioso milionário. Atriz com vocação e talento para o seu ofício, ela ama o que faz e tem a esperança de um dia obter sucesso profissional, mas sofre com a permanente escassez de dinheiro. Abandonar para sempre os palcos em troca da herança, daria fim de uma vez por todas aos seus problemas financeiros, mas significaria ter que renunciar aos seus sonhos.
- No decorrer da novela, as cinco herdeiras acabam forjando uma sólida amizade entre si e combinam de cumprir suas tarefas e dividir o dinheiro. Isadora e Tereza dividem o mesmo apartamento, enquanto Gilda vai morar na casa de Patrícia. Como a formatura de Tereza parece apenas uma questão de tempo e Isadora está comprometida a parar de trabalhar até que a herança seja entregue, o grande empecilho passa a ser Patrícia, que se recusa a casar com Rafael, mesmo que apenas durante um curto período. Fábio a convence a se casar, receber o dinheiro e depois se separar.
- Patrícia e Rafael se casam, Tereza conclui a faculdade, Kiki Vassourada e Ilka se entendem bem, mas, no prazo estipulado, a herança acaba não saindo, porque Isadora, que estrela um show em que canta e representa numa pequena boate, começa a fazer sucesso inesperadamente e não consegue abandonar a profissão. Ela decide devolver a herança e se dedicar à carreira. As outras herdeiras perdem os direitos, mas acabam perdoando Isadora mais tarde.
- Patrícia finalmente se apaixona por Rafael, depois que eles terminam o casamento, e ele, cansado de ser rejeitado, resolve desprezá-la. Ela o reconquista, mas os dois ainda têm vários desencontros. Patrícia chega a engravidar dele, mas não conta, preferindo se manter afastada. Isadora fica com Fábio, por quem sempre fora apaixonada. Graças à publicidade conseguida com a recusa da herança, seu show começa a lotar com frequência e deslancha.
- A trama dá uma reviravolta quando se descobre que Isadora e Rafael são filhos legítimos de Durval e os dois se tornam alvos de misteriosos atentados: a casa de campo onde Isadora estava passando o final de semana e a fábrica são destruídas por incêndios, mas eles escapam ilesos.
- No capítulo final, descobre-se que a autora dos atentados é Suzana (Renata Fronzi), mulher que teve um caso passageiro com Durval no passado e guardou para sempre mágoa do industrial. Ela já havia tentado incendiar a fábrica uma vez, e agora deseja eliminar os filhos do ex-amante. Rafael e Patrícia estão no escritório dele, na fábrica, onde acabaram de se reconciliar, quando Suzana entra com um revólver na bolsa. Rafael consegue desarmá-la, e ela termina sendo internada. Patrícia e Rafael terminam juntos, com um filho; Teresa se torna diretora de um colégio e marca casamento com o jornalista Murilo (Walmor Chagas); Gilda e Ilka se entendem com os respectivos maridos; e Isadora termina com Fábio. Na cena final, todos se reunem na boate onde Isadora se apresenta cantando a canção título da novela
O enredo foi sugerido ao autor por Daniel Filho, inspirado num fato real ocorrido na Inglaterra: um milionário deixara uma fortuna como herança para sua secretária, desde que ela atendesse a estranhas exigências.
- Para ajudá-lo a escrever a novela, Lauro César Muniz chamou o então iniciante Gilberto Braga. Mais tarde, o autor foi escrever a sinopse de Escalada para o horário das 20h, e Gilberto Braga terminou a novela, supervisionado por Janete Clair.
- Como parte da divulgação de Corrida do ouro, a TV Globo distribuiu releases para a imprensa que apresentavam a novela como a primeira tentativa de estabelecer uma nova abordagem para o horário das 19 horas: tramas mais realistas, com personagens menos românticos e mais identificados com tipos do cotidiano. Qualquer intenção realista, entretanto, acabou frustrada pela rigorosa censura estabelecida para o horário, e a novela, que pretendia discutir a fundo o poder do dinheiro na vida das pessoas, conservou o registro leve característico das 19h.
- Kiki Vassourada acabou sendo um dos grandes sucessos de Corrida do ouro, graças ao brilhante desempenho de Zilka Salaberry. A atriz contou que a personagem, uma idosa que andava para cima e para baixo de moto, caiu nas graças dos jovens motociclistas cariocas que costumavam se reunir no Leblon. Alguns iam ver as gravações da novela e depois davam carona à atriz até sua casa.
- Antes da novela estrear, Zilka Salaberry ainda ostentava um corte de cabelo curto remanescente do seu trabalho anterior, em Supermanoela. A atriz contou que a inspiração para o cabelo encaracolado de Kiki Vassourada foi o corte de cabelo que Tarcísio Meira havia usado em O semideus. Daniel Filho pediu que fosse confeccionada para ela uma peruca curta, que se ajustava à cabeça como um gorro. O diretor também recomendou que a atriz usasse suas próprias roupas em cena, especialmente as túnicas com bordados que ela costumava vestir na época.
Elenco
Renata Sorrah - Patrícia
Aracy Balabanian - Teresa
Sandra Bréa - Isadora
Maria Luíza Castelli - Ilka
Célia Biar - Gilda
Walmor Chagas - Murilo
José Wilker - Fábio
Yoná Magalhães - Walkíria
Altair Lima - João Paulo
José Augusto Branco - Rafael
Zilka Salaberry - Kiki Vassourada
Osvaldo Loureiro - Otávio
Nívea Maria - Wania
Antônio Patiño - André
Flávio Migliaccio - Sergio
Jacira Silva - Lola
Fausto Rocha - Mário
Renata Fronzi - Suzana
Castro Gonzaga - Onofre
Paulo Gonçalves - Camilo
Heloísa Helena - Florinda
Hemílcio Fróes - Alfredo
Leila Cravo - Carmem
Juan Daniel - Jofre
Ilva Niño - Jandira
Patrícia Bueno - Mônica
Cláudia Loureiro - Marcela
- Durante a leitura do testamento, as mulheres são informadas de que para receberem sua parte da herança, devem executar, cada uma, as condições estabelecidas em uma das cláusulas: Isadora deve abandonar definitivamente sua carreira de atriz; Teresa precisa concluir a faculdade de jornalismo; Ilka deve levar a mãe para morar na sua casa; Gilda, que vive na França, deve fixar residência no Brasil; e Patrícia, que é sobrinha de Durval, deve se casar com Rafael (José Augusto Branco), fiel funcionário que o milionário estimava como a um filho. Se dentro do prazo de um ano qualquer uma das cinco não tiver cumprido a sua obrigação, todas serão deserdadas. Como as tarefas parecem ir de encontro aos desejos e convicções das mulheres, elas começam a descobrir qual é a verdadeira importância do dinheiro nas suas vidas.
- No decorrer da novela, as razões por trás do estranho testamento de Durval e a natureza do seu relacionamento com as herdeiras vão sendo esclarecidas. Teresa, a filha de Onofre (Castro Gonzaga), antigo empregado de Durval, tem um papel central no elaborado plano do milionário. De origem humilde, mas inteligente e decidida, ela ganha a vida fazendo trabalhos de free lancer para revistas e jornais e está prestes a se formar jornalista. Ao encarregá-la da tarefa aparentemente mais fácil de realizar, e confiando na sua vontade de crescer, o milionário esperava que Teresa usasse sua inteligência e poder de persuasão para estimular as outras herdeiras a cumprirem missões que implicam escolhas e mudanças mais ou menos radicais em suas vidas.
- Patrícia, por exemplo, não está disposta a se casar com um homem que não ama. Filha do irmão mais velho de Durval, ela é uma jovem insegura e de personalidade frágil que não consegue se livrar do jugo da mãe, a inescrupulosa Valquíria (Yoná Magalhães). Casar com Rafael, mesmo sem amor, seria uma forma de se libertar do domínio da mãe, mas ela prefere permanecer fiel ao amor que sente por Fábio (José Wilker). O próprio Rafael também se recusa a participar de um casamento em que não há uma ligação romântica genuína. De olho na herança, Valkíria faz de tudo para convencer os dois a mudarem de idéia.
- Gilda, a princípio, também não tem intenção de cumprir a sua parte como determina o testamento. Ela não quer abrir mão de uma vida bem-estabelecida na França, onde vive feliz e realizada com o marido André e a filha Vânia (Nívea Maria), para voltar a morar definitivamente no Brasil. Só passa a considerar essa possibilidade por incentivo do marido, que – ambicioso e, ainda por cima, atravessando uma crise financeira – deseja se apoderar da herança. Gilda e André conheceram superficialmente Durval nos anos 1950, quando o marido e o milionário fizeram negócios juntos.
- Já Ilka nunca havia sequer ouvido falar de Durval de Albuquerque. Mas, também com o estímulo do marido Otávio (Oswaldo Loureiro) – um mau-caráter que a trata com negligência até saber da sua chance de enriquecer –, decide fazer o imenso sacrifício emocional para cumprir a cláusula do testamento. Ela traz para dentro de casa a sua mãe, Ilka (Zilka Salaberry) – ou, como é conhecida, Kiki Vassourada –, que a abandonou quando ela tinha poucos meses de vida sob o pretexto de não querer perder a liberdade. As duas não se vêem há anos e não têm muitas afinidades, mas concordam em morar juntas para receberem a herança. Na verdade, Kiki havia sido o grande amor da vida de Durval e também o abandonou para dar vazão ao seu gosto pela independência e sair pelo mundo montada na sua motocicleta.
- Isadora é outra que não conhecia Durval e sofre com o dilema proposto pelo testamento do misterioso milionário. Atriz com vocação e talento para o seu ofício, ela ama o que faz e tem a esperança de um dia obter sucesso profissional, mas sofre com a permanente escassez de dinheiro. Abandonar para sempre os palcos em troca da herança, daria fim de uma vez por todas aos seus problemas financeiros, mas significaria ter que renunciar aos seus sonhos.
- No decorrer da novela, as cinco herdeiras acabam forjando uma sólida amizade entre si e combinam de cumprir suas tarefas e dividir o dinheiro. Isadora e Tereza dividem o mesmo apartamento, enquanto Gilda vai morar na casa de Patrícia. Como a formatura de Tereza parece apenas uma questão de tempo e Isadora está comprometida a parar de trabalhar até que a herança seja entregue, o grande empecilho passa a ser Patrícia, que se recusa a casar com Rafael, mesmo que apenas durante um curto período. Fábio a convence a se casar, receber o dinheiro e depois se separar.
- Patrícia e Rafael se casam, Tereza conclui a faculdade, Kiki Vassourada e Ilka se entendem bem, mas, no prazo estipulado, a herança acaba não saindo, porque Isadora, que estrela um show em que canta e representa numa pequena boate, começa a fazer sucesso inesperadamente e não consegue abandonar a profissão. Ela decide devolver a herança e se dedicar à carreira. As outras herdeiras perdem os direitos, mas acabam perdoando Isadora mais tarde.
- Patrícia finalmente se apaixona por Rafael, depois que eles terminam o casamento, e ele, cansado de ser rejeitado, resolve desprezá-la. Ela o reconquista, mas os dois ainda têm vários desencontros. Patrícia chega a engravidar dele, mas não conta, preferindo se manter afastada. Isadora fica com Fábio, por quem sempre fora apaixonada. Graças à publicidade conseguida com a recusa da herança, seu show começa a lotar com frequência e deslancha.
- A trama dá uma reviravolta quando se descobre que Isadora e Rafael são filhos legítimos de Durval e os dois se tornam alvos de misteriosos atentados: a casa de campo onde Isadora estava passando o final de semana e a fábrica são destruídas por incêndios, mas eles escapam ilesos.
- No capítulo final, descobre-se que a autora dos atentados é Suzana (Renata Fronzi), mulher que teve um caso passageiro com Durval no passado e guardou para sempre mágoa do industrial. Ela já havia tentado incendiar a fábrica uma vez, e agora deseja eliminar os filhos do ex-amante. Rafael e Patrícia estão no escritório dele, na fábrica, onde acabaram de se reconciliar, quando Suzana entra com um revólver na bolsa. Rafael consegue desarmá-la, e ela termina sendo internada. Patrícia e Rafael terminam juntos, com um filho; Teresa se torna diretora de um colégio e marca casamento com o jornalista Murilo (Walmor Chagas); Gilda e Ilka se entendem com os respectivos maridos; e Isadora termina com Fábio. Na cena final, todos se reunem na boate onde Isadora se apresenta cantando a canção título da novela
O enredo foi sugerido ao autor por Daniel Filho, inspirado num fato real ocorrido na Inglaterra: um milionário deixara uma fortuna como herança para sua secretária, desde que ela atendesse a estranhas exigências.
- Para ajudá-lo a escrever a novela, Lauro César Muniz chamou o então iniciante Gilberto Braga. Mais tarde, o autor foi escrever a sinopse de Escalada para o horário das 20h, e Gilberto Braga terminou a novela, supervisionado por Janete Clair.
- Como parte da divulgação de Corrida do ouro, a TV Globo distribuiu releases para a imprensa que apresentavam a novela como a primeira tentativa de estabelecer uma nova abordagem para o horário das 19 horas: tramas mais realistas, com personagens menos românticos e mais identificados com tipos do cotidiano. Qualquer intenção realista, entretanto, acabou frustrada pela rigorosa censura estabelecida para o horário, e a novela, que pretendia discutir a fundo o poder do dinheiro na vida das pessoas, conservou o registro leve característico das 19h.
- Kiki Vassourada acabou sendo um dos grandes sucessos de Corrida do ouro, graças ao brilhante desempenho de Zilka Salaberry. A atriz contou que a personagem, uma idosa que andava para cima e para baixo de moto, caiu nas graças dos jovens motociclistas cariocas que costumavam se reunir no Leblon. Alguns iam ver as gravações da novela e depois davam carona à atriz até sua casa.
- Antes da novela estrear, Zilka Salaberry ainda ostentava um corte de cabelo curto remanescente do seu trabalho anterior, em Supermanoela. A atriz contou que a inspiração para o cabelo encaracolado de Kiki Vassourada foi o corte de cabelo que Tarcísio Meira havia usado em O semideus. Daniel Filho pediu que fosse confeccionada para ela uma peruca curta, que se ajustava à cabeça como um gorro. O diretor também recomendou que a atriz usasse suas próprias roupas em cena, especialmente as túnicas com bordados que ela costumava vestir na época.
Elenco
Renata Sorrah - Patrícia
Aracy Balabanian - Teresa
Sandra Bréa - Isadora
Maria Luíza Castelli - Ilka
Célia Biar - Gilda
Walmor Chagas - Murilo
José Wilker - Fábio
Yoná Magalhães - Walkíria
Altair Lima - João Paulo
José Augusto Branco - Rafael
Zilka Salaberry - Kiki Vassourada
Osvaldo Loureiro - Otávio
Nívea Maria - Wania
Antônio Patiño - André
Flávio Migliaccio - Sergio
Jacira Silva - Lola
Fausto Rocha - Mário
Renata Fronzi - Suzana
Castro Gonzaga - Onofre
Paulo Gonçalves - Camilo
Heloísa Helena - Florinda
Hemílcio Fróes - Alfredo
Leila Cravo - Carmem
Juan Daniel - Jofre
Ilva Niño - Jandira
Patrícia Bueno - Mônica
Cláudia Loureiro - Marcela
Fonte:Wikipédia,DramaturgiaBrasileira,Memória da Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário