segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Final feliz


Final Feliz foi uma telenovela brasileira, produzida e exibida no horário das 19 horas, pela Rede Globo, entre 1982 e 1983, contou com 161 capítulos. Foi escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Paulo Ubiratan, Wolf Maia e Mário Marcio Bandarra, com direção de núcleo de Paulo Ubiratan.




















































































































César (Roberto Maya), um usineiro de açúcar em Pernambuco, que vive no Rio de Janeiro com a mulher Maria Luiza (Lilian Lemmertz) e as filhas, Débora (Natália do Vale) e Suzy (Lídia Brondi). Um dia, cansado de sua vida, decide simular a própria morte e assumir outra identidade. César faz isso com a ajuda de França (José Augusto Branco), diretor financeiro da usina de açúcar, que também pertence a Alaor (Milton Moraes). César e França simulam um acidente de carro, que despenca da Av. Niemayer, no Rio de Janeiro, desaparecendo no mar. César deixa Alaor à beira da falência e Maria Luiza e as duas meninas na miséria, transformando inteiramente suas vidas de uma hora para outra. A partir desse núcleo central, desenvolvem-se as outras tramas paralelas da história.
- Débora é uma moça mimada. Noiva de Guto (Eduardo Lago), é apaixonada por Leandro (Adriano Reys), noivo de sua prima Mirtô (Priscila Camargo). Um dia, depois de muitos anos, ela reencontra o primo Rodrigo (José Wilker), irmão de Mirtô. Assim que se vêem, Débora e Rodrigo antipatizam um com o outro, mas depois começam a namorar. Vivem como cão e gato, pois têm o gênio difícil.
- A doce Suzy é a heroína romântica do folhetim. Ela conhece Paulo (Buza Ferraz), um veterinário sonhador. Os dois se apaixonam à primeira vista, mas vivem um drama provocado por um equívoco: Paulo acredita estar doente e ter pouco tempo de vida. Com medo de que Suzy sofra muito, ele faz de tudo para se afastar dela.
- Enquanto isso, Maria Luiza, recuperando-se da desilusão provocada pela morte do marido, conhece o médico Wagner (Walmor Chagas), um homem honesto e sincero. Ela se apaixona por ele e começa a ter prazer em viver novamente.
- A novela dá uma reviravolta com o inesperado retorno de César, no capítulo 91. Quem encontra seu paradeiro é Antônio (Stênio Garcia), pescador cearense, muito amigo de Rodrigo, um homem íntegro e honesto, que sofre com o desaparecimento da filha. Antônio encontra César em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e, imediatamente, avisa Rodrigo, que vai atrás de César. Ao rever o sobrinho, César mostra-se arrependido do que fez e confessa que planejou dar o golpe no sócio e enganou a família para poder aproveitar melhor a vida. Conta que voltou ao Brasil depois de esbanjar na Europa todo o dinheiro que roubou.
- Perplexo, Rodrigo decide comunicar à polícia que César está vivo. Maria Luiza e as meninas concordam com ele. Uma nova reviravolta, no entanto, acaba dando um rumo policial à Final Feliz: César é assassinado a tiros, criando um mistério na história que só é desvendado no penúltimo capítulo da novela. França é o autor dos disparos que mataram César. Ele confessa ter matado o amigo, pois ficou decepcionado quando descobriu que o parceiro lhe roubara.
- Entre as histórias secundárias de Final Feliz está o núcleo familiar de Alaor, que vive uma relação de submissão com a mulher Jandira (Célia Biar), extremamente autoritária e mãe superprotetora de Ivan (Ney Sant’Anna). Os dois dão o tom cômico da trama, reforçado pelo mistério em torno das cartas misteriosas que Alaor escreve, e cujo destinatário Jandira não consegue descobrir. Ela também inferniza a vida da nora Lucinha (Cissa Guimarães). Quando Ivan se casa, leva a mulher para morar com seus pais, para desespero de Lucinha, que passa a lidar diariamente com a implicante sogra. Os recém-casados têm ainda de enfrentar suas próprias diferenças. Ela não compartilha da vida naturalista do marido, que não aceita o hábito de fumar que a mulher tem. Através da personagem Lucinha, Ivani Ribeiro promoveu uma campanha antitabagismo em Final Feliz, contrariando o merchandising de fabricantes de cigarro, até então habitual nas telenovelas da emissora.
- Outro tema abordado pela autora foram as dificuldades enfrentadas pelo personagem Rafael (Irving São Paulo), um rapaz com deficiência mental. Simpático e alegre, ele foi um dos destaques da novela. Seu comportamento, marcado por atitudes infantis e por uma linguagem simples, foi construído sob a consultoria do psiquiatra Stanislau Krinsky. Rafael tem uma bonita amizade com o pescador Antônio, outro personagem de destaque na trama. Antônio conta com a ajuda do amigo Rodrigo para encontrar sua filha, Bartira (Reny de Oliveira). Ao longo da trama, com a ajuda do detetive Nicolini (Tony Ferreira), ele finalmente descobre o paradeiro da jovem.
- A sofrida Marina (Myrian Pires) também é mais um personagem importante em Final Feliz. Mãe de Paulo e Rafael, Marina trabalha como telefonista na firma de César e tem ódio do patrão, pois considera-o responsável pela morte do marido – que se suicidara após ser demitido. Marina fica enlouquecida quando Paulo lhe conta que está namorando Suzy, filha de César, e deixa claro que é contra o namoro dos dois. Marina trata Suzy com desprezo, chegando a agredi-la algumas vezes. Ela sofre por ser rejeitada pela mãe de seu grande amor. Paulo chega a marcar o casamento com Suzy, mas Marina continua irredutível.
- Outra personagem marcante da novela de Ivani Ribeiro foi dona Sinhá (Elza Gomes), a simpática velhinha que fornece coelhos assados para o restaurante Casablanca, de Augusta (Aracy Cardoso), onde o prato é o carro chefe da casa. Em determinado momento da história, Dona Sinhá passa a ser vigiada por Alaor, que acaba descobrindo que a simpática cozinheira literalmente vende “gato por lebre”: ela cria gatos recolhidos nas ruas e vende-os como se fossem coelhos.
- No último capítulo da novela, depois de ser revelada a identidade do assassino de César Brandão, Paulo descobre que os exames que fizera estavam errados e, feliz, volta a procurar Suzy. Os dois se casam e fazem juras de amor eterno. Marina, por sua vez, depois de finalmente aceitar a relação de seu filho com Suzy, resolve morar em Fortaleza com Rafael. Para sua surpresa, é pedida em casamento por Antônio, e aceita. Débora e Rodrigo, depois de muitas idas e vindas, decidem viver juntos, também em Fortaleza. Assim que chegam à cidade nordestina, partem de jangada em viagem de lua-de-mel, numa bonita cena. Assim como as filhas, Maria Luiza também termina a história apaixonada, nos braços de Wagner.
- Ambientada em Pernambuco e no Ceará, Final Feliz retratou características do Nordeste brasileiro, principalmente através da usina de açúcar de Alaor e César, em Recife, e da pesca da lagosta praticada por mestre Antônio, em Fortaleza.






Elenco:

José Wilker- Rodrigo
Natália do Valle -Débora
Buza Ferraz -Paulo
Lídia Brondi -Suzy (Suzana)
Milton Moraes- Alaor
Adriano Reys -Leandro
Roberto Maya- César Brandão
Priscila Camargo -Mirtô
Célia Biar -Jandira (Janda)
José Augusto -Branco França
Ênio Santos -Messias
Miriam Pires -Marina
Angelina Muniz -Gláucia
Ney Santanna -Ivan
Francisco Milani -Vasco
Aracy Cardoso -Augusta
Cissa Guimarães- Lucinha
Oswaldo Louzada -Olegário
Irving São Paulo -Rafael (Rafa)
Tetê Pritzl -Ana Maria
Cininha de Paula- Kátia
Patrícia Bueno -Lourdes
Tony Ferreira -Gastão Nicolini
Alexandre Marques -Serginho
Ana Magdalena -Patrícia (Patty)
Eduardo Lago -Guto
Suzana Queiroz -Gabriela (Gaby)

Atriz convidada
Elza Gomes- Dona Sinhá

Participações especiais
Walmor Chagas- Wagner
Stênio Garcia -Mestre Antônio
Lílian Lemmertz como Maria Luíza

Elenco de apoio

Wolf Maia - Delegado Alberto Paixão
Thaís de Campos - Lenita
Lúcia Alves - Yolanda
Augusto Olympio - Soneca
Leonardo José - Inácio
Armando Bógus
Paulo Figueiredo - Francisco Paiva (Chico Paiva)
Otávio Augusto - Basílio
Reny de Oliveira - Bartira (a verdadeira, filha de Mestre Antônio)
Cláudia Magno - Bartira (a falsa)



Fonte:Wikípédia,Memória da Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem Vindos!
Deixe Seu Comentário abaixo,dou a liberdade para expressar,deixar sua critica e opinião.Contando que sua critica seja construtiva não use palavrões,procurando valoriza os trabalhos das pessoas.