sábado, 21 de agosto de 2010

Homenagem á Susana Vieira

Pedido de Homenagem á atriz Susana Vieira




















































































































































































































































































































































































































































*************************************************************************
**************************************************************

Sônia Maria Vieira Gonçalves, mais conhecida como Susana Vieira (São Paulo, 23 de agosto de 1942), é uma atriz brasileira

O pai de Susana, Marius Vieira Gonçalves, era militar e foi adido militar na embaixada do Brasil em Buenos Aires, a mãe, Maria da Conceição Gonçalves, trabalhava no consulado, daí adveio o casamento e o nascimento dos filhos. Susana, batizada como Sônia Maria Vieira Gonçalves, nasceu na Maternidade São Paulo, na capital paulista. Além de Susana, o casal teve mais quatro filhos: Sérgio Ricardo Vieira Gonçalves, Sérvulo Augusto Vieira Gonçalves, a também atriz Susana Vieira Gonçalves e Sandra Vieira Gonçalves.

Como acontece com famílias de diplomatas, Susana viveu em vários países e teve uma educação esmerada, tendo aprendido vários idiomas. Sua primeira infância foi entre Montevidéu, Buenos Aires e Londres. Foi em Buenos Aires que ela estudou balé, apresentando-se várias vezes no Teatro Colón, o melhor teatro daquela cidade. E foi ainda através da dança que, já no Brasil, apareceu num programa da TV Tupi de São Paulo, em 1960. Ganhando cachê e ser ser contratada, começou a participar de vários "TV de Vanguarda" e "TV de Comédia".

Em 1961, Suzana casou-se com o diretor Régis Cardoso. Em 1963, logo depois de ter se formado em balé clássico pelo Teatro Municipal de São Paulo, passou a fazer parte do corpo de baile da TV Tupi, dançando nos programas durante a apresentação de cantores. Foi lá que o diretor Cassiano Gabus Mendes a viu e, achando-a bonita, começou a coloca-la no elenco de teleteatros e telenovelas. Por pressão do marido interrompeu a carreira artística para ser dona-de-casa, mas, depois que nasceu seu único filho em 1964, voltou ao trabalho. Em 1966, atuou em três novelas na TV Exelsior: Almas de Pedra, As Minas de Prata (ambas do diretor Walter Avancini) e Ninguém Crê em Mim. Em 1967, já na TV Tupi atuou em Estrelas no Chão. De 1968 a 1969, atuou em várias novelas da TV Tupi, TV Record e TV Excelsior, onde viveu sua primeira protagonista em A Pequena Karen. Em 1970, Suzana foi contratada pela Rede Globo.

Em 1972, Susana divorciou-se de Régis Cardoso. No ano de 1975, ganhou o seu primeiro troféu APCA como melhor atriz pela atuação na telenovela O Espigão. O segundo troféu veio no ano seguinte pela atuação em A Escalada. Foi somente em 1976 que Susana Vieira fez seu primeiro papel como protagonista de telenovela na Globo, em Anjo Mau. [1] Nesta novela, Susana fez muito sucesso no papel de Nice, uma moça ambiciosa que não media esforços para conseguir o que queria, por conta das maldades de sua personagem chegou até a ser agredida na rua. A implicância com a personagem era tanta que o público fez até um abaixo assinado para que ela morresse no final da novela e o autor, Cassiano Gabus Mendes, decretou sua morte no último capítulo. Depois de Nice, Suzana se destacou no papel da protagonista da telenovela A Sucessora de 1978 como a insegura Marina Steen. Em 1981, posou nua para a extinta revista Status Plus. Em 1983 aceitou o convite para atuar numa telenovela mexicana, Profesión: Señora. A oportunidade surgiu com o sucesso na América Latina de A Sucessora. Em 1985 posou para Playboy, porém não foi capa, apareceu nua apenas nas páginas interiores da revista.

Seu terceiro papel como protagonista foi em 1987, no papel de Marta em Bambolê. Depois disso só foi protagonista em 1995 na novela A Próxima Vítima no papel de Ana Carvalho Rossi, a novela fez grande sucesso pelo suspense ao revelar o nome do assassino de vários personagens no último capítulo. Em 1997 veio sua antagonista, na novela Por Amor, como a megera Branca Letícia. Em 2003. Fez muito sucesso com a personagem Lorena na novela Mulheres Apaixonadas, vivendo uma relação com um homem mais jovem. Em Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva volta triunfal para interpretar mais uma protagonista. Teve a chance de escolher se interpretaria a heróina Maria do Carmo ou a vilã Nazaré, ficando com a primeira (a vilã ficou a cargo de Renata Sorrah). Foi capa de inúmeras revistas e foi homenageada pelo conjunto da obra no Prêmio Contigo de Novelas de 2005, além de ter sido indicada a melhor atriz, perdendo para Sorrah. No entanto venceu Sorrah no Melhores do Ano do Faustão pela interpretação da nordestina Maria do Carmo.

Recebeu, em 2002, uma homenagem especial durante a entrega do Prêmio Austragésilo de Athayde, oferecido pela Academia Brasileira de Letras. No mesmo ano participou do CD do cantor Alexandre Pires, Minha vida, minha música, em que Susana narra a faixa de abertura.[2]

Em 2006, participou do quadro Dança no Gelo, do Domingão do Faustão, sendo a segunda a deixar o programa, em 27 de Agosto de 2006, após uma polêmica com os jurados do programa, que acabou deixando-a com fama de antipática junto a parte do público.

Em 2007 viveu a segunda Branca de sua vida em Duas Caras, consolidando-se como a atriz favorita do autor Aguinaldo Silva. Foi indicada novamente como Melhor Atriz no Prêmio Contigo. Em 2009 protagonizou a minissérie Cinqüentinha, também de Aguinaldo Silva, no papel de uma estrela da TV, Lara Romero. Os figurinos da personagem, segundo a própria Susana, foram inspirados na atriz Tônia Carrero. Agora se prepara para uma espécie de continuação da obra, batizada de Lara com Z e ainda participará de uma novela supervisionada por Aguinaldo em Portugal, com nome provisório de Caminho da Felicidade, também interpretando Lara Romero.

Em 2006, participou do quadro Dança no Gelo, do Domingão do Faustão, sendo a segunda a deixar o programa, em 27 de Agosto de 2006, após muita uma discussão polêmica com os jurados do programa.

Em 1961, casa-se com Régis Cardoso, com quem teve um filho, Rodrigo Otávio Vieira Cardoso, em 19 de setembro de 1964. Divorcia-se em 1972.

Em 1986, casa-se com Carson Gardeazabal, de quem se separa em 2003. Não tiveram filhos.

"No dia 30 de setembro de 2006, Susana Vieira casa-se com o então policial militar Marcelo Silva, 28 anos mais jovem, na cidade do Rio de Janeiro". Os dois haviam se conhecido no carnaval do mesmo ano. No dia 10 de novembro de 2008, ela mesma põe fim ao casamento, após descobrir que o marido tinha uma amante, Fernanda Cunha. Não tiveram filhos. Marcelo foi encontrado morto em 11 de dezembro de 2008, na cidade do Rio de Janeiro, por overdose de cocaína, à qual era usuário desde os catorze anos. Dois meses depois da morte de Marcelo, Susana revelou que o ex-marido roubou dela dinheiro, joias, e chegou a filmá-la tomando banho para chantageá-la, pedindo R$ 500 mil pela gravação.

Susana atualmente namora o mágico Sandro Pedroso, de 25 anos de idade. Sempre gostou de homens bem mais novos do que ela, tendo uma atração especial por trabalhadores da classe operária.

A atriz é ainda avó de Bruno Vieira Cardoso e Rafael Vieira Cardoso. A aclamada atriz se diz uma católica devota.

Ultimamente se envolveu em escândalos como os de fotos adulteradas por programas de computador, para dá-la uma aparência mais jovem, e gafes como o caso em que, ao vivo, tomou o microfone da mão da repórter Geovanna Tominaga durante uma entrevista ao programa Vídeo Show, dizendo que não tinha paciência pra quem estava começando.

Em 2010, ao interpretar Maria, a mãe de Jesus, no espetáculo da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém (PE) se envolveu em um novo escândalo. Afirmando que estava em uma "selva" e que somente conseguia se comunicar com o seu marido através de "fumaça" e "tambores".

Trabalhos

2009- "Cinquentinha" Lara Romero
2009- "Casseta & Planeta" ela mesma- participação especial
2009- A Turma do Didi ela mesma -participação especial
2009- Zorra Total Joana Kyte, a mãe de Lady Kate -participação especial
2009- Caminho das Índias ela mesma participação especial
2007- Duas Caras Branca Maria Barreto Pessoa de Morais
2007 -Paraíso Tropical Amélia Viana- participação especial
2006 -Sob Nova Direção Madame Zora -participação especial
2006 -Minha Nada Mole Vida ela mesma- participação especial
2004 -Senhora do Destino Maria do Carmo Ferreira da Silva
2003- Mulheres Apaixonadas Lorena Ribeiro Alves
2001 -A Padroeira Dodô (Dorotéia)
1999- Chiquinha Gonzaga Suzette Fontin (minissérie) (segunda fase)
1999- Andando nas Nuvens Gonçala San Marino
1998- Anjo Mau babá- participação especial
1997- Por Amor Branca Letícia de Barros Mota
1997- Salsa e Merengue Dolores -participação especial
1996 -Vira-lata Laura
1996- Sai de Baixo Rosa / False Cassandra- participação especial)
1995- A Próxima Vítima Ana Carvalho Mestieri
1993 -Mulheres de Areia Clarita (Clara Assunção)
1993 -Fera Ferida Rubra Rosa Pompílio de Castro
1992 -Anos Rebeldes Mariana -participação especial (minissérie)
1990- Lua Cheia de Amor Laís Souto Maia
1990- Delegacia de Mulheres Ruth Baiana -participação especial em 2 episódios
1990- Boca do Lixo (minissérie) ela mesma -participação especial (minissérie)
1989 -O Salvador da Pátria Gilda Pompeu de Toledo Blanco
1987- Bambolê Marta
1986- Cambalacho Amanda Pereira Guerreiro
1985- Tititi Senhora Marcutti -participação especial
1985- Um Sonho a Mais Renata
1984- Partido Alto Gilda
1983- Guerra dos Sexos Marlene- participação especial
1983- Profesión: Señora ... -participação especial (novela mexicana)
1982- Quem Ama Não Mata Laura (minissérie)
1982- Elas por Elas Vanessa- participação especial
1981- Baila Comigo Paula Vargas Leme
1979- Os Gigantes Veridiana Gurgel
1978- Te Contei? Luciana
1978 A Sucessora Marina Steen
1976-- Duas Vidas Cláudia
1976- Anjo Mau Nice (Eunice) a
1975- Escalada Cândida Ribeiro Dias
1974- O Espigão Tina Camará
1972- O Bofe Marilene
1971- Minha Doce Namorada Nelita
1970 Pigmalião 70 Candinha
1970- A Próxima Atração Regina
1970- As Bruxas Diva -(TV Tupi)
1969- Seu Único Pecado ... (TV Record)
1969- Algemas de Ouro Tide (Clotilde) (TV Record)
1968- Os Tigres ... (TV Excelsior)
1968- Amor sem Deus ... (TV Record)
1968- A última Testemunha Maria Tereza (TV Record)
1967- Estrelas no Chão Sílcia (TV Tupi)
1966- Ninguém Crê em Mim Marisa (TV Excelsior)
1966- As Minas de Prata Joaninha(TV Excelsior)
1966 -Almas de Pedra Naná Ramalho (TV Excelsior)
1966- A Pequena Karen Karen (TV Excelsior)
1963- Terror nas Trevas
1962- A Única Verdades
1962- A Noite Eterna Taís
Fonte:Wikipédia,Dramaturgiabrasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem Vindos!
Deixe Seu Comentário abaixo,dou a liberdade para expressar,deixar sua critica e opinião.Contando que sua critica seja construtiva não use palavrões,procurando valoriza os trabalhos das pessoas.