quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Pecado Capital-1975


***************************************************
Pecado Capital foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo pela primeira vez entre 24 de novembro de 1975 e 5 de junho de 1976. Foi escrita por Janete Clair e dirigida por Daniel Filho e Jardel Mello, tendo contado com 167 capítulos. Também foi a primeira novela em cores para o horário das oito da noite.















































































































































































































































































***********************************************************************
Trama
A telenovela traz José Carlos Moreno, chamado Carlão, um taxista morador do subúrbio carioca do Méier. Logo no primeiro capítulo, acontece um grande e audacioso assalto a banco e os ladrões, em fuga, embarcam no carro de Carlão. Só que a mala cheia de dinheiro é esquecida no veículo. O taxista, então, vê ali a chance de ascender socialmente, podendo enfim casar-se com a noiva, Lucinha, operária numa fábrica de roupas. Graças à beleza da moça, as brigas entre os dois por causa de ciúme do taxista são freqüentes. Lucinha conhece, então, na fábrica, o publicitário Nélio Porto Rico, que a convida a ser modelo. Pensando na possibilidade de crescer na vida, ela aceita. Enquanto isso, Carlão faz segredo quanto a estar com o fruto do assalto ao banco. A opção de Lucinha pela carreira de modelo leva-a a romper com Carlão e com o pai, Orestes, pela intolerância.

Enquanto isso, Eunice, uma dona-de-casa de classe média, infeliz no casamento, sofre com o repúdio do marido, Ricardo, e com a consciência pesada. Ela esteve no assalto, do qual participou convencida pelo amante, Miguel, e foi quem esqueceu o dinheiro com Carlão. Numa discussão com Miguel, que acreditava que ela quisesse enganá-lo, terminou matando-o. Foi, então, pedir ajuda ao marido para sair da enrascada, e ele a obrigou a ir passar uns tempos nos Estados Unidos, longe do filho, Paulo Roberto. E a suburbana Lucinha é escolhida como principal modelo das Confecções Centauro, onde antes trabalhava. Desperta o interesse do adormecido coração de Salviano Lisboa, um milionário viúvo que, apesar de ter seis filhos - Vitória, Vilma, Vicente, Virgílio, Vinícius e Valter - e viver cercado por uma cambada de bajuladores, sente muita solidão. O início do romance entre Salviano e Lucinha desperta em Carlão um grande ódio, e ele lança mão do dinheiro, que planejava devolver, para ascender socialmente - para ele, Lucinha deseja isto:fortuna e posição.

Eunice volta ao Brasil e, cumprindo suas ameaças cheias de rancor, Ricardo a denuncia e ela é presa. Ao ficar sabendo da situação da mulher, Carlão sente a consciência pesar e começa a ajudá-la. Penalizado, sabendo que se tivesse entregue o dinheiro a situação de Eunice seria outra, morrendo de pena, Carlão se casa com ela, mesmo apaixonado por Lucinha, que passa a enfrentar, a cada dia que passa, maior oposição dos filhos de Salviano. Carlão e Eunice vivem um casamento infeliz. Ela, verdadeiramente apaixonada, sofre com o amor do marido por outra que não o quer;ele, por estar casado por piedade e medo de que ela, já o tendo reconhecido como o taxista do caso, o denuncie.

Ao longo da trama, Carlão vai se afundando mais e mais graças à ambição e ao desejo de reconquistar Lucinha. No final, quando resolve deixar o dinheiro (800 mil cruzeiros) numa obra do metrô e fazer uma denúncia anônima às autoridades, Carlão termina assassinado no local por um capanga de Sandoval, um mau-caráter com quem se havia envolvido em negócios escusos. Salviano e Lucinha se casam. Um empregado chega perto do patrão com um jornal que noticia a morte do taxista, tido na reportagem como membro da quadrilha que assaltou o banco, ou coisa do gênero. Lucinha pergunta o que é, e Salviano:"Nada, nada, uma nota sobre o nosso casamento". Amassando o jornal, sai com a esposa. O envolvimento de Carlão com gente "barra-pesada", a ambição, a infelicidade no amor, mesmo com fortuna, provam ao público que, como diz a letra do tema de abertura, "dinheiro na mão é vendaval";a trama sintetizada nos versos de Paulinho da Viola, para ela especialmente compostos.

Elenco
Francisco Cuoco - Carlão (José Carlos Moreno)
Betty Faria - Lucinha (Maria Lúcia Batista / Lucy Jordan)
Lima Duarte - Salviano Lisboa
Rosamaria Murtinho - Eunice
Débora Duarte - Vilminha (Vilma Lisboa)
Dênis Carvalho - Nélio Porto Rico
Theresa Amayo - Vitória Lisboa
Luiz Armando Queiroz - Vicente Lisboa
Emiliano Queiroz - Valdir
Gilberto Martinho - Raimundo
Sandra Barsotti - Gigi
Elizângela - Emilene Batista
Germano Filho - Orestes Batista
Ilva Niño - Alzira Batista
Lutero Luiz - Marciano
Milton Gonçalves - Dr. Percival
Mário Lago - Dr. Peres(advogado de Eunice)
Marco Nanini - Vinícius Lisboa
João Carlos Barroso - Valter Lisboa
Malu Rocha - Cibele Lisboa
Lauro Góes - Virgílio Lisboa
Dary Reis - Ernani(marido de Vitória)
Elza Gomes - Bá
Maria Pompeu - Djanira
Miriam Pires - Nora
Moacyr Deriquém - Ricardo
Nestor de Montemar - Roger
Leina Krespi - Elizeth
Lady Francisco - Rose
André Valli - Claudius
Fábio Massimo - Paulo Roberto
Heloísa Helena - Hortência(tia de Eunice)
Ivan Cândido - Dr. Coutinho(advogado de Salviano)
Fernando José - Altino
Alfredo Murphy - Sandoval
Gilson Moura - Jurandir
Zanoni Ferrite - Miguel
Isolda Cresta - Mafalda(primeira mulher de Salviano)
Glória Ladany - Aurora
Paulo Ascenção - Participação especial no final da novela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem Vindos!
Deixe Seu Comentário abaixo,dou a liberdade para expressar,deixar sua critica e opinião.Contando que sua critica seja construtiva não use palavrões,procurando valoriza os trabalhos das pessoas.