A Favorita foi uma telenovela brasileira exibida pela Rede Globo e escrita por João Emanuel Carneiro, com a colaboração de Márcia Prates, Roberto Naar, Denise Bandeira, Fausto Galvão, Vincent Villari e direção geral e de núcleo de Ricardo Waddington.
Apresentou Cláudia Raia como protagonista e Patrícia Pillar e Murilo Benício como os antagonistas centrais da trama. Como os co-protagonistas apresentou Mariana Ximenes, Deborah Secco, Taís Araújo, Carmo Dalla Vecchia, Thiago Rodrigues e Cauã Reymond .
A trama foi exibida no Brasil entre 2 de junho de 2008 e 16 de janeiro de 2009 na Rede Globo, num total de 197 capítulos no horário das 21h, substituindo a novela Duas Caras, de Aguinaldo Silva, e sendo substituída por Caminho das Índias, de Glória Perez, em 19 de janeiro de 2009. Em Portugal, a novela foi exibida pelo canal SIC desde o dia 23 de junho até ao dia 20 de fevereiro de 2009.
Apresentou Cláudia Raia como protagonista e Patrícia Pillar e Murilo Benício como os antagonistas centrais da trama. Como os co-protagonistas apresentou Mariana Ximenes, Deborah Secco, Taís Araújo, Carmo Dalla Vecchia, Thiago Rodrigues e Cauã Reymond .
A trama foi exibida no Brasil entre 2 de junho de 2008 e 16 de janeiro de 2009 na Rede Globo, num total de 197 capítulos no horário das 21h, substituindo a novela Duas Caras, de Aguinaldo Silva, e sendo substituída por Caminho das Índias, de Glória Perez, em 19 de janeiro de 2009. Em Portugal, a novela foi exibida pelo canal SIC desde o dia 23 de junho até ao dia 20 de fevereiro de 2009.
A trama teve o total de três fases. A primeira delas é onde há o mistério sobre a identidade da verdadeira assassina, a segunda, onde há a revelação da verdadeira assassina e da vilã e seus atos, e a terceira, onde a vilã é desmascarada pelos demais personagens.
Primeira fase
Donatela e Flora cresceram juntas se tornando grandes amigas. Donatela perdeu os pais num acidente e acabou sendo adotada com 6 anos por Pedro, um homem bondoso que tinha uma filha: a perversa e monstruosa Flora. Eram muito humildes e viviam mal num sítio. Quando crianças, as duas meninas eram melhores amigas, ao ponto de, na juventude, formar uma dupla sertaneja, "Faísca e Espoleta" - administrada por Silveirinha, que sem que ninguém percebesse, explorava as duas jovens cantoras. Porém, Flora sempre teve uma inveja obssessiva de Donatela (quando criança,Flora tentou matar Donatela ateando fogo no seu quarto com ela lá dentro). A parceria chegou a fazer um razoável sucesso na época, mas a carreira foi interrompida após as duas conhecerem os amigos Marcelo e Dodi, de quem se tornaram noivas. Donatela casou com Marcelo, filho de Irene Fontini e do poderoso Gonçalo Fontini, dono de uma indústria de papel e celulose, enquanto Flora tornou-se esposa de Dodi, um homem inescrupuloso e imoral que veio de baixo e que trabalhava na empresa de Gonçalo.
A felicidade de Donatela e Marcelo, porém, durou pouco. O primeiro filho do casal, Mateus, foi sequestrado aos três anos de idade por Silveirinha, que criou ódio de Donatela po ela ter largado a dupla. A criança nunca mais apareceu. Desde então, Marcelo e Donatela passaram a se desentender com frequência. Flora, por sua vez, separou-se de Dodi e, posteriormente, tornou-se a amante de Marcelo. Mas voltou para Dodi e ficou com os dois. Ela engravidou de Dodi e disse que era de Marcelo por ele ser rico, e deu à luz uma menina, Lara, o que abalou ainda mais a relação de Donatela e Marcelo e, principalmente, entre as duas amigas.
No auge da crise entre Flora e Donatela, Marcelo é assassinado. Ele foi morto com três tiros disparados do revólver. Segundo as testemunhas, todas acusaram Flora de ter matado Marcelo mas ninguém sabia quem tinha matado, e Flora foi presa e separada de Lara - na época, com três anos de idade. Flora, então, foi condenada a 18 anos de prisão pelo crime que ela pode não ter cometido. Donatela, que não perdoa a amiga de infância pela traição, cria Lara, fruto desse caso extraconjugal de Marcelo e Flora.
Dezoito anos depois, ao sair da prisão, Flora quis se aproximar de Lara e desmascarar Donatela, Flora diz que a ex-amiga foi quem cometeu o crime pelo qual já pagou. Donatela, por sua vez, temerá que Flora se aproxime de Lara, a quem diz amar como se fosse sua própria filha. Lara, mais do que nunca, torna-se o alvo da disputa entre as duas mulheres - um dia, amigas. Enquanto a missão de Flora será reaproximar-se da filha, Donatela fará de tudo para impedir que isso aconteça.[1]
Entretanto, em meio a tantas batalhas e lutas, eis que um mesmo homem surge novamente no caminho das duas mulheres, se tornando assim, objeto de cobiça de ambas, que um dia foram tão próximas. Zé Bob é um jornalista garanhão que trabalha para Tuca e que cometeu muitos erros no passado, devido a sua incapacidade de se apaixonar verdadeiramente. Porém, ele muda quando cruza o caminho de Flora e Donatela, chegando a ficar confuso acerca de seus sentimentos e dividido entre elas, as quais considera pessoas preciosas e desejadas.[2]
E como se isso não bastasse, no caminho desse jornalista está também Alícia Rosa, uma moça mimada e inconformada com a família que possui, principalmente com seu pai, Romildo Rosa, um político corrupto que é a sua maior decepção. Ela não medirá esforços para conquistar Zé Bob e, enfim, fazer com que o mesmo a ame verdadeiramente. Romildo Rosa, no passado, tivera um caso com Arlete, secretária de Gonçalo Fontini, por quem ainda é apaixonado.
Há destaque também para a história de Diduzinho, filho de Romildo Rosa e alcoólatra. Um rapaz honesto, que não concorda com as atitudes do pai e se apaixona por Rita, secretária de Gurgel, assessor de Romildo e marido de Amelinha. Rita, por sua vez, criou a filha Camila sozinha, sem revelar que a menina é fruto de um relacionamento com Zé Bob.
Diduzinho irá disputar a prefeitura da vila operária de Triunfo com o dentista Elias Filho, casado com Dedina e pai de Shiva Lênin. Na verdade, Elias não sabe se realmente é pai do garoto. No passado, ele se envolveu com Rosana, que também se envolveu com o ufólogo e cantor Augusto César e acabara engravidando. Quando a criança nasceu, ela preferiu não contar quem era o verdadeiro pai e fugiu com outro homem, Pepe Molinos, fazendo Augusto acreditar que ela fora abduzida por um disco voador. Augusto até hoje é fiel à mulher e acredita que ela irá voltar um dia. Mas ele se vê tentado quando a bela jornalista Maíra surge em sua vida.
Outra trama de destaque é a da família de Copola, inimigo de Gonçalo Fontini, casado com Yolanda e pai de três filhas: Lorena, mãe de Cassiano e esposa de Átila; Catarina, mãe de Domênico e da rebelde Mariana e casada com o crápula Leonardo (Leo); e Cida, que após anos afastada da família, na boléia de um caminhão, volta para casa e provoca muitas polêmicas. Uma delas é a sua relação com seu cunhado Átila, pois os dois tiveram um caso no passado; e outra, o seu caso com o verdureiro Vanderlei. Enquanto isso, Catarina sofre muito com seu casamento, mas não pensa na hipótese de se separar e começar uma nova vida. No início da trama, ela chama a atenção de Vanderlei, cuja mercearia fica na rua de sua casa. Porém, o ápice ocorre quando Leo começa a bater na esposa e Mariana foge de casa. Quando volta, descobre que está grávida de uma menina, a quem dá o nome de Úrsula. E, para piorar as coisas, chega na cidade de Triunfo Stela, uma mulher independente por quem Leo se apaixona. Stela é dona de um restaurante, onde Catarina trabalhará.
Halley é filho da cafetina Cilene e de Silveirinha, mordomo de Donatela. O rapaz não tem uma boa relação com o pai e se envolve em várias encrencas. Uma delas é se fazer passar por outra pessoa a pedido de Alícia, que lhe oferece dinheiro em troca. Porém, ele acaba despertando a paixão do mauricinho e homossexual Orlandinho Queiroz. No decorrer da história, Silveirinha faz uma revelação bombástica a Cilene: Halley na verdade é o filho de Donatela, sequëstrado pelo próprio Silveirinha para se vingar da patroa. Tal revelação faz com que Flora e Silveirinha obriguem Cilene a mudar seu depoimento e acusar Donatela pelo assassinato de Marcelo. Donatela desconfia da proximidade de seu mordomo com Flora, e após segui-lo, o encontra com sua rival. Silveirinha, então, se rebelda e confessa todo o nojo, ódio e desprezo que sente pela patroa, chegando até a lhe humilhar e cuspir em seu rosto.
Outro vilão é o malandro Dodi. Ex-marido e Flora e grande amigo de Marcelo, é casado com Donatela, e se faz de santo diante de todos os Fontini, mas a sogra Irene e a filha pustiça Lara não confiam nele. Dodi faz vários desfalques á empresa de Gonçalo, durante anos, embolsando sempre um dinheiro a mais no fim do mês. Fora que ele trai Donatela freqüentemente com as prostitutas que trabalham para Cilene. No início da trama, Dodi é desmascarado depois que Gonçalo descobre suas falcatruas, perde o emprego e a Donatela ainda o expulsa de casa, depois de descobrir a traição. Dodi, então, decide se vingar da ex-mulher.
Apesar de tantos contratempos e desilusões, há também na trama pessoas sonhadoras e apaixonadas, como a dissimulada Maria do Céu, uma retirante ambiciosa que fará de tudo para conquistar Cassiano, namorado de Lara. Cassiano é um operário da fábrica da qual Lara é herdeira e possui uma origem humilde de vida, e com o tempo se tornou muito mais que um simples namorado para Lara: tornou-se um companheiro para todas as horas e momentos; a mesma o preza e valoriza muito toda essa dedicação demonstrada por ele. Como se na vida de Lara já não bastassem tantos problemas em seu decorrer, ela também terá de lutar por sua felicidade ao lado de Cassiano e para isso terá que se ver livre da ousadia de Maria do Céu, que promete ser uma pedra áspera e ardilosa em seu caminho. Céu, com a morte de seu pai Edivaldo e o ódio de sua irmã Greice, ainda pensará em se tornar uma das garotas de programa de Cilene, e posteriormente, ter um caso com Halley. A retirante ainda se envolverá com Orlandinho e engravidará de Halley, para a felicidade da avó de Orlandinho, Geralda, e infelicidade de Darcy, pai do mauricinho.
Lara, assim como Donatela para com Flora e vice-versa, adquire na pessoa de Maria do Céu uma rival mortal da qual precisa tomar muito cuidado.
Há muitos lados e versões na vida de Flora e Donatela, mas somente um é digno de ser respeitado verdadeiramente. A grande pergunta é saber da parte de quem se esconde a singela verdade, tão procurada por todas as pessoas que cercam a vida dessas duas mulheres.
Segunda fase
A trama se conecta para um acontecimento surpreendente: acusada de matar Marcelo, Donatela está no fundo do poço. Num acesso de raiva, tenta seqüestrar e matar Flora, até que, no clímax da situação, com a arma apontada por Donatela em seu peito , Flora exclama: "Você não vai me matar! Você não tem coragem! Você não é uma assassina como eu!"
A partir daí, começa a desgraça de Donatela: Flora foge com o carro da ex-amiga, deixando-a no meio do terreno baldio, e ainda mata o médico Dante Salvatore (que há dezoito anos, testemunhou contra Flora), com a cumplicidade de Dodi que atrai Donatela até o local do crime. E para piorar, Zé Bob a pega com a arma na mão ao lado do corpo de Salvatore, sendo presa logo depois. Na cadeia, Donatela conhece Diva, uma mulher que afirma ser presa injustamente e que logo a apóia pois, por algum motivo não revelado, odeia Flora. Donatela, então, descobre um segredo: Diva na verdade é Rosana, a mulher que abandonou os dois maridos e o filho. Descobre também que ela está com uma doença terminal e tem poucas semanas de vida. Diva, então, traça um complicado e audacioso plano: as duas trocarão de identidade, já que Diva será libertada dentro de uma semana. Donatela, a início, não aceita, mas no fim acaba por concordar. Donatela ainda sofria nas mãos da inescrupulosa carcereira Zezé, amiga de Flora nos seus tempos de presa. E assim é feito: as duas conseguem convencer a diretora do presídio, Roseli, a fazer a troca de identidade por alguns diamantes, e Donatela é solta no lugar de Diva. Donatela acaba conhecendo um novo aliado em sua luta a favor da justiça: Pepe Molinos, um ex-amor de Diva/Rosana e, em seguida, vai morar com Augusto César - que acredita piamente que ela é Rosana e que voltou da nave espacial - e Shiva, com quem acaba por desenvolver um afeto maternal. É lá que ela entrará numa briga com o Grupo Fontini, com o executivo Norton e especificamente com Halley, que ao começar a namorar Lara, acaba conseguindo um emprego na empresa de Gonçalo. Só que um segredo avassalador do passado será descoberto pelo público: Halley é, na verdade, Mateus Fontini, o filho desaparecido de Donatela, ou seja, Donatela entrará numa guerra contra seu próprio filho. Donatela ainda contará com a ajuda de Pedro, o pai de Flora que, desde o início da trama, sabia que sua filha matou Marcelo e acusou Donatela, a qual considera uma filha. Porém, Flora envenena Pedro e este é internado numa clínica.
Diva encerra o seu plano de maneira teatral: se suicida ateando fogo na própria cela, morrendo carbonizada. A "falsa" Donatela, que para todos é a verdadeira, está morta. Enquanto isso, Flora, Dodi e Silveirinha se unem em busca do que sempre quiseram: dinheiro e poder. Se Donatela teve uma queda brutal na vida, com Flora é o contrário: conquistou a simpatia dos Fontini, o amor da filha (após um sequestro armado por ela mesma, em que ela combina com os bandidos de fingir que a torturam para Lara achar que a mãe está apanhando dos bandidos para salvá-la! No fim do sequestro,depois de debochar de Lara, Flora assassina os bandidos a tiros e fala para todos que eles se suicidaram, e faz maquiagens no corpo para fingir que são feridas e hematomas. Lara, comovida, pensando que a mãe quase morreu para salvá-la, a abraça e a chama de mãe. Flora conseguiu o que queria: ganhar a simpatia de Lara. Isso porque ela mandou os bandidos aterrorizarem psicologicamente a filha para ela comover-se e simpatizar com a mãe. Flora ganha um alto cargo na empresa de Gonçalo e muito dinheiro, e não hesita em passar por cima daqueles que ameacem seu caminho.
São apresentador dois novos personagens na trama: Sabiá e Fafá Gentil, pai e irmã de Dodi, respectivamente, que chegam do Paraguai. Sabiá entra num triângulo amoroso com a prostituta Manu e com seu próprio filho Dodi, e Fafá namora novamente Silveirinha. Mas a relação deles não foi a melhor, já que Dodi chantageou Flora com o DVD do assassinato de Salvatore, gravado por ele mesmo.
Quando Halley e Lara começam a namorar, Cilene fica apavorada por achar que está acobertando um incesto, já que os dois são filhos de Marcelo. Mas Flora faz uma revelação que foi o motivo do assassinato de Marcelo: Lara não seria filha dele, e sim de Dodi, e quando Marcelo descobriu a verdade, Flora decidiu matá-lo. Então, o único herdeiro dos Fontini seria Halley, e não Lara.
No meio de tantas tribulações, a vida de Maria do Céu promete mudar completamente, apesar de as únicas coisas em sua vida cujo tempo não foi capaz de modificar foram a sua obsessão por Cassiano e o seu ódio por Lara. Maria do Céu, além de infernizar a vida de Lara, passará também a desafiar Alícia, por conta de seu recente envolvimento com Cassiano.
Também há a traição a Elias Filho feita por sua esposa Dedina e seu melhor amigo Damião. Os dois o traem e praticamente toda a cidade fica sabendo desse envolvimento, com exceção de Elias.
O destino de Flora, Donatela, Lara, Céu, Dodi, Zé Bob, Halley, Cassiano, Alícia, Gonçalo, Irene, Copola, Silveirinha, Cilene, Pedro, Diva e Augusto César ganham contornos mais definidos neste momento de reviravoltas em suas vidas, cuja história sem precedentes começa a causar grande impacto, o que faz com que o momento presente una a todos em um mesmo patamar: o de encarar a realidade dolorosa tal como ela é.
Terceira fase
A obsessão de Flora não cessa. Ao descobrir que Zé Bob já sabe tudo que ela tramou e que ele quer provar que Flora é a verdadeira assassina de Salvatore e de Marcelo Fontini, Flora tenta matar seu amado. Para isso, pede ao seu aliado Dodi que mate Zé Bob. Dodi faz o que Flora diz e convence Baiano (testemunha do assassinato de Salvatore) a se encontrar com Zé Bob numa obra. O elevador em que Zé estava cai; porém, Zé é mais esperto e sai do elevador a tempo.
Já Halley ouve de Manu tudo sobre o seu passado, com exceção de que ele e Lara não são irmãos e Halley acha que está cometendo um incesto. Porém, a verdade não lhe é contada por Cilene, o que leva à desconfiança de Donatela que quer se aproximar do seu verdadeiro filho. Posteriormente, toda a verdade é revelada ao moço e junto a Donatela, Gonçalo, Zé Bob e Pedro, Halley parte para uma luta sem fim contra Flora, para desmascará-la e ajudar sua mãe biológica, Donatela.
Flora está a cada dia fazendo mais inimigos. As pessoas ao seu lado desconfiam de suas verdadeiras intenções, e enquanto isso Donatela cada vez mais faz aliados como Zé Bob, Tuca, Pedro e até mesmo Gonçalo, que descobre tudo sobre Flora e juntos planejam desmascarar toda a verdade oculta. No entanto, Flora consegue matar Gonçalo, provocando-lhe um ataque cardíaco fulminante ao fazê-lo pensar que ela matou Irene e Lara. Por um triz Flora não é desmascarada pelos demais personagens e não vai para a cadeia. Flora então mente, dizendo que Gonçalo morreu enquanto estava dormindo.
A partir daí, Flora, que estava sendo derrotada, novamente dá a volta por cima e convence Irene a colocá-la no comando da fábrica dos Fontini. É o tempo para Irene descobrir que Donatela não morreu, para Flora aplicar um golpe na empresa, e expulsar Irene e Lara do Rancho Fontini, indo morar no local com Dodi - com quem se casa novamente, chantageada - e contratando Silveirinha como mordomo, fazendo todos os tipos de humilhação possível contra ele.
Flora também usará nesse meio tempo a inescrupulosa Maria do Céu para talhar seus planos e, por medo, a jovem a obedecerá. Céu, com o tempo, ganha maturidade e forças e reconhece todo o mau que já causou na vida de outras pessoas. Agora planeja viver em paz com seu filho que espera em seu ventre e seus sentimentos por Cassiano parecem diminuir de intensidade a cada dia, enquanto que a complicidade da mesma com seu suposto marido Orlandinho ganha cada vez mais um nível de intimidade e companheirismo inigualável, beirando um sentimento forte e intenso, apesar do fato do mesmo se dizer homossexual e de ela relatar constantemente que é apaixonada por Cassiano.
A vida de todas essas pessoas de alguma forma foram abaladas pela presença maligna de Flora, e agora todos se unem para deter suas maldades e revelar, de fato, a verdade acerca de Donatela e a culpa de Flora perante às atrocidades e crimes cometidos pela mesma.
Fim
No fim, após descobrir que Donatela está viva, matar Dodi e confessar seus crimes na frente de uma multidão de pessoas, Flora recebe ordem de prisão, mas consegue fugir. Dois meses depois, a vilã vai ao casamento de Donatela e Zé Bob, disfarçada, e consegue descobrir onde o casal irá passar a noite de núpcias. No dia seguinte, Flora aparece na casa-de-praia em Guarujá, onde Donatela e Zé Bob estão. Com uma arma, ela os ameaça e em seguida atira em Zé Bob. Lara, Silverinha, Irene e um segurança vão até a casa para tentar impedir Flora - Irene leva até uma arma. No meio da discussão, Lara pega a arma de Irene e atinge Flora; Zé Bob é levado para o hospital e se recupera; e Flora é levada para cadeia, onde é chamada por todos de 'assassina'. A vilã diz para uma moça na cadeia que se chama Donatela. Enfim, tudo acaba bem: Flora sofre na prisão; Irene fica com Copola; Catarina viaja com Stela para Buenos Aires; Cassiano fica com Alícia; Céu tem seu filho e fica com Orlandinho; Lara fica com Halley; e Donatela vive feliz com Zé Bob. Na útlima cena, Donatela relembra da infância com Flora. A novela encerra com as duas, ainda crianças: Flora diz que Donatela é a sua "Favorita", justificando o título da novela e as duas cantam juntas a música Beijinho Doce, seguido pelos créditos de encerramento ao som do tema de abertura Pa'Baillar, do grupo Bajofondo.
Elenco
em ordem da abertura da novela
Cláudia Raia -Donatela da Silva Pinto Fontini Duarte (Diva/Rosana/Sílvia Lontra/Faísca)
Patrícia Pillar -Flora Pereira da Silva (Sandra Maia/Espoleta)
Murilo Benício- Eduardo Gentil Fontana (Dodi)
Mariana Ximenes- Lara Pinto Fontini
Deborah Secco -Maria do Céu Ferreira da Silva (Céu/Pâmela Queiroz/Mariazinha Queiroz)
Taís Araújo -Alícia Rosa
Carmo Dalla Vecchia -José Roberto Duarte (Zé Bob)
Cauã Reymond -Halley Gonzaga da Silveira (Mateus Fontini/Bruninho Aguiar/Luís)
Thiago Rodrigues -Cassiano Copola Mendonça
Ângela Vieira -Arlete Salvador
Christine Fernandes- Rita Porto
Chico Diaz -Átila Mendonça
Cláudia Ohana -Maria Aparecida Marelo Pereira Copola (Cida)
Elizângela -Jucilene Maria Gonzaga (Cilene)
Genézio de Barros- Pedro Pereira da Silva
Iran Malfitano -Orlando Queiroz (Orlandinho)
Leonardo Medeiros- Elias Filho
Malvino Salvador- Damião Salvador
Mário Gomes- Francisco Gurgel (Gurgel)
Paula Burlamaqui- Stela Riba
Suzana Faini -Iolanda Marelo Copola
Rosi Campos -Tereza Baterfer (Tuca)
Alexandre Schumacher- Norton Ari
Aramis Trindade -Clemente Toti
Bel Kutner- Amélia Mendonça Gurgel Amelinha
Clarice Falcão -Mariana Copola Monteiro
Emanuelle Araújo -Manuela Ferreira (Manu)
Fabrício Boliveira- Eduardo Rosa (Didu/Diduzinho)
Gisele Fróes -Lorena Copola Mendonça
Giovanna Ewbank -Maria do Perpétuo Socorro (Sharon)
Graziella Schmitt -Tina Tinia
Jackson Antunes -Leonardo Monteiro (Léo)
Jean Pierre Noher -Pepe Molinos
Miguel Rômulo -Shiva Lênin Costa
Rui Resende- Pereira Pereira
Selma Egrei -Dulce Porto
Raquel Galvão -Melissa Cadore
Roberta Gualda -Greice Ferreira da Silva
Thiaré Maia -Luma Hugareto
Alexandre Nero- Vanderlei Peive
Luiz Baccelli -Darcy Queiroz
As crianças
Eduardo Mello- Domênico Copola Monteiro
Hanna Romanazzi -Camila Porto Duarte
Renan Mayer -Tiago Mendonça Gurgel
Sofia Terra -Carolina Mendonça Gurgel
Participações especiais
Juliana Paes- Maíra Carvalho
Nelson Xavier- Edivaldo Ferreira da Silva
Helena Ranaldi -Dedina Barreto
Suely Franco -Geralda Queiroz
Atores convidados
Ary Fontoura -Francisco Silveira (Silveirinha)
Mauro Mendonça -Gonçalo Fontini
Milton Gonçalves -Romildo Rosa
Atrizes convidadas
Lilia Cabral -Catarina Copola Monteiro
Giulia Gam -Diva Palhares (Rosana Costa/Kato/Miranda)
José Mayer como "Augusto César"
Glória Menezes como "Irene"
Tarcísio Meira como "Copola"
Fonte: Wikipedia
Primeira fase
Donatela e Flora cresceram juntas se tornando grandes amigas. Donatela perdeu os pais num acidente e acabou sendo adotada com 6 anos por Pedro, um homem bondoso que tinha uma filha: a perversa e monstruosa Flora. Eram muito humildes e viviam mal num sítio. Quando crianças, as duas meninas eram melhores amigas, ao ponto de, na juventude, formar uma dupla sertaneja, "Faísca e Espoleta" - administrada por Silveirinha, que sem que ninguém percebesse, explorava as duas jovens cantoras. Porém, Flora sempre teve uma inveja obssessiva de Donatela (quando criança,Flora tentou matar Donatela ateando fogo no seu quarto com ela lá dentro). A parceria chegou a fazer um razoável sucesso na época, mas a carreira foi interrompida após as duas conhecerem os amigos Marcelo e Dodi, de quem se tornaram noivas. Donatela casou com Marcelo, filho de Irene Fontini e do poderoso Gonçalo Fontini, dono de uma indústria de papel e celulose, enquanto Flora tornou-se esposa de Dodi, um homem inescrupuloso e imoral que veio de baixo e que trabalhava na empresa de Gonçalo.
A felicidade de Donatela e Marcelo, porém, durou pouco. O primeiro filho do casal, Mateus, foi sequestrado aos três anos de idade por Silveirinha, que criou ódio de Donatela po ela ter largado a dupla. A criança nunca mais apareceu. Desde então, Marcelo e Donatela passaram a se desentender com frequência. Flora, por sua vez, separou-se de Dodi e, posteriormente, tornou-se a amante de Marcelo. Mas voltou para Dodi e ficou com os dois. Ela engravidou de Dodi e disse que era de Marcelo por ele ser rico, e deu à luz uma menina, Lara, o que abalou ainda mais a relação de Donatela e Marcelo e, principalmente, entre as duas amigas.
No auge da crise entre Flora e Donatela, Marcelo é assassinado. Ele foi morto com três tiros disparados do revólver. Segundo as testemunhas, todas acusaram Flora de ter matado Marcelo mas ninguém sabia quem tinha matado, e Flora foi presa e separada de Lara - na época, com três anos de idade. Flora, então, foi condenada a 18 anos de prisão pelo crime que ela pode não ter cometido. Donatela, que não perdoa a amiga de infância pela traição, cria Lara, fruto desse caso extraconjugal de Marcelo e Flora.
Dezoito anos depois, ao sair da prisão, Flora quis se aproximar de Lara e desmascarar Donatela, Flora diz que a ex-amiga foi quem cometeu o crime pelo qual já pagou. Donatela, por sua vez, temerá que Flora se aproxime de Lara, a quem diz amar como se fosse sua própria filha. Lara, mais do que nunca, torna-se o alvo da disputa entre as duas mulheres - um dia, amigas. Enquanto a missão de Flora será reaproximar-se da filha, Donatela fará de tudo para impedir que isso aconteça.[1]
Entretanto, em meio a tantas batalhas e lutas, eis que um mesmo homem surge novamente no caminho das duas mulheres, se tornando assim, objeto de cobiça de ambas, que um dia foram tão próximas. Zé Bob é um jornalista garanhão que trabalha para Tuca e que cometeu muitos erros no passado, devido a sua incapacidade de se apaixonar verdadeiramente. Porém, ele muda quando cruza o caminho de Flora e Donatela, chegando a ficar confuso acerca de seus sentimentos e dividido entre elas, as quais considera pessoas preciosas e desejadas.[2]
E como se isso não bastasse, no caminho desse jornalista está também Alícia Rosa, uma moça mimada e inconformada com a família que possui, principalmente com seu pai, Romildo Rosa, um político corrupto que é a sua maior decepção. Ela não medirá esforços para conquistar Zé Bob e, enfim, fazer com que o mesmo a ame verdadeiramente. Romildo Rosa, no passado, tivera um caso com Arlete, secretária de Gonçalo Fontini, por quem ainda é apaixonado.
Há destaque também para a história de Diduzinho, filho de Romildo Rosa e alcoólatra. Um rapaz honesto, que não concorda com as atitudes do pai e se apaixona por Rita, secretária de Gurgel, assessor de Romildo e marido de Amelinha. Rita, por sua vez, criou a filha Camila sozinha, sem revelar que a menina é fruto de um relacionamento com Zé Bob.
Diduzinho irá disputar a prefeitura da vila operária de Triunfo com o dentista Elias Filho, casado com Dedina e pai de Shiva Lênin. Na verdade, Elias não sabe se realmente é pai do garoto. No passado, ele se envolveu com Rosana, que também se envolveu com o ufólogo e cantor Augusto César e acabara engravidando. Quando a criança nasceu, ela preferiu não contar quem era o verdadeiro pai e fugiu com outro homem, Pepe Molinos, fazendo Augusto acreditar que ela fora abduzida por um disco voador. Augusto até hoje é fiel à mulher e acredita que ela irá voltar um dia. Mas ele se vê tentado quando a bela jornalista Maíra surge em sua vida.
Outra trama de destaque é a da família de Copola, inimigo de Gonçalo Fontini, casado com Yolanda e pai de três filhas: Lorena, mãe de Cassiano e esposa de Átila; Catarina, mãe de Domênico e da rebelde Mariana e casada com o crápula Leonardo (Leo); e Cida, que após anos afastada da família, na boléia de um caminhão, volta para casa e provoca muitas polêmicas. Uma delas é a sua relação com seu cunhado Átila, pois os dois tiveram um caso no passado; e outra, o seu caso com o verdureiro Vanderlei. Enquanto isso, Catarina sofre muito com seu casamento, mas não pensa na hipótese de se separar e começar uma nova vida. No início da trama, ela chama a atenção de Vanderlei, cuja mercearia fica na rua de sua casa. Porém, o ápice ocorre quando Leo começa a bater na esposa e Mariana foge de casa. Quando volta, descobre que está grávida de uma menina, a quem dá o nome de Úrsula. E, para piorar as coisas, chega na cidade de Triunfo Stela, uma mulher independente por quem Leo se apaixona. Stela é dona de um restaurante, onde Catarina trabalhará.
Halley é filho da cafetina Cilene e de Silveirinha, mordomo de Donatela. O rapaz não tem uma boa relação com o pai e se envolve em várias encrencas. Uma delas é se fazer passar por outra pessoa a pedido de Alícia, que lhe oferece dinheiro em troca. Porém, ele acaba despertando a paixão do mauricinho e homossexual Orlandinho Queiroz. No decorrer da história, Silveirinha faz uma revelação bombástica a Cilene: Halley na verdade é o filho de Donatela, sequëstrado pelo próprio Silveirinha para se vingar da patroa. Tal revelação faz com que Flora e Silveirinha obriguem Cilene a mudar seu depoimento e acusar Donatela pelo assassinato de Marcelo. Donatela desconfia da proximidade de seu mordomo com Flora, e após segui-lo, o encontra com sua rival. Silveirinha, então, se rebelda e confessa todo o nojo, ódio e desprezo que sente pela patroa, chegando até a lhe humilhar e cuspir em seu rosto.
Outro vilão é o malandro Dodi. Ex-marido e Flora e grande amigo de Marcelo, é casado com Donatela, e se faz de santo diante de todos os Fontini, mas a sogra Irene e a filha pustiça Lara não confiam nele. Dodi faz vários desfalques á empresa de Gonçalo, durante anos, embolsando sempre um dinheiro a mais no fim do mês. Fora que ele trai Donatela freqüentemente com as prostitutas que trabalham para Cilene. No início da trama, Dodi é desmascarado depois que Gonçalo descobre suas falcatruas, perde o emprego e a Donatela ainda o expulsa de casa, depois de descobrir a traição. Dodi, então, decide se vingar da ex-mulher.
Apesar de tantos contratempos e desilusões, há também na trama pessoas sonhadoras e apaixonadas, como a dissimulada Maria do Céu, uma retirante ambiciosa que fará de tudo para conquistar Cassiano, namorado de Lara. Cassiano é um operário da fábrica da qual Lara é herdeira e possui uma origem humilde de vida, e com o tempo se tornou muito mais que um simples namorado para Lara: tornou-se um companheiro para todas as horas e momentos; a mesma o preza e valoriza muito toda essa dedicação demonstrada por ele. Como se na vida de Lara já não bastassem tantos problemas em seu decorrer, ela também terá de lutar por sua felicidade ao lado de Cassiano e para isso terá que se ver livre da ousadia de Maria do Céu, que promete ser uma pedra áspera e ardilosa em seu caminho. Céu, com a morte de seu pai Edivaldo e o ódio de sua irmã Greice, ainda pensará em se tornar uma das garotas de programa de Cilene, e posteriormente, ter um caso com Halley. A retirante ainda se envolverá com Orlandinho e engravidará de Halley, para a felicidade da avó de Orlandinho, Geralda, e infelicidade de Darcy, pai do mauricinho.
Lara, assim como Donatela para com Flora e vice-versa, adquire na pessoa de Maria do Céu uma rival mortal da qual precisa tomar muito cuidado.
Há muitos lados e versões na vida de Flora e Donatela, mas somente um é digno de ser respeitado verdadeiramente. A grande pergunta é saber da parte de quem se esconde a singela verdade, tão procurada por todas as pessoas que cercam a vida dessas duas mulheres.
Segunda fase
A trama se conecta para um acontecimento surpreendente: acusada de matar Marcelo, Donatela está no fundo do poço. Num acesso de raiva, tenta seqüestrar e matar Flora, até que, no clímax da situação, com a arma apontada por Donatela em seu peito , Flora exclama: "Você não vai me matar! Você não tem coragem! Você não é uma assassina como eu!"
A partir daí, começa a desgraça de Donatela: Flora foge com o carro da ex-amiga, deixando-a no meio do terreno baldio, e ainda mata o médico Dante Salvatore (que há dezoito anos, testemunhou contra Flora), com a cumplicidade de Dodi que atrai Donatela até o local do crime. E para piorar, Zé Bob a pega com a arma na mão ao lado do corpo de Salvatore, sendo presa logo depois. Na cadeia, Donatela conhece Diva, uma mulher que afirma ser presa injustamente e que logo a apóia pois, por algum motivo não revelado, odeia Flora. Donatela, então, descobre um segredo: Diva na verdade é Rosana, a mulher que abandonou os dois maridos e o filho. Descobre também que ela está com uma doença terminal e tem poucas semanas de vida. Diva, então, traça um complicado e audacioso plano: as duas trocarão de identidade, já que Diva será libertada dentro de uma semana. Donatela, a início, não aceita, mas no fim acaba por concordar. Donatela ainda sofria nas mãos da inescrupulosa carcereira Zezé, amiga de Flora nos seus tempos de presa. E assim é feito: as duas conseguem convencer a diretora do presídio, Roseli, a fazer a troca de identidade por alguns diamantes, e Donatela é solta no lugar de Diva. Donatela acaba conhecendo um novo aliado em sua luta a favor da justiça: Pepe Molinos, um ex-amor de Diva/Rosana e, em seguida, vai morar com Augusto César - que acredita piamente que ela é Rosana e que voltou da nave espacial - e Shiva, com quem acaba por desenvolver um afeto maternal. É lá que ela entrará numa briga com o Grupo Fontini, com o executivo Norton e especificamente com Halley, que ao começar a namorar Lara, acaba conseguindo um emprego na empresa de Gonçalo. Só que um segredo avassalador do passado será descoberto pelo público: Halley é, na verdade, Mateus Fontini, o filho desaparecido de Donatela, ou seja, Donatela entrará numa guerra contra seu próprio filho. Donatela ainda contará com a ajuda de Pedro, o pai de Flora que, desde o início da trama, sabia que sua filha matou Marcelo e acusou Donatela, a qual considera uma filha. Porém, Flora envenena Pedro e este é internado numa clínica.
Diva encerra o seu plano de maneira teatral: se suicida ateando fogo na própria cela, morrendo carbonizada. A "falsa" Donatela, que para todos é a verdadeira, está morta. Enquanto isso, Flora, Dodi e Silveirinha se unem em busca do que sempre quiseram: dinheiro e poder. Se Donatela teve uma queda brutal na vida, com Flora é o contrário: conquistou a simpatia dos Fontini, o amor da filha (após um sequestro armado por ela mesma, em que ela combina com os bandidos de fingir que a torturam para Lara achar que a mãe está apanhando dos bandidos para salvá-la! No fim do sequestro,depois de debochar de Lara, Flora assassina os bandidos a tiros e fala para todos que eles se suicidaram, e faz maquiagens no corpo para fingir que são feridas e hematomas. Lara, comovida, pensando que a mãe quase morreu para salvá-la, a abraça e a chama de mãe. Flora conseguiu o que queria: ganhar a simpatia de Lara. Isso porque ela mandou os bandidos aterrorizarem psicologicamente a filha para ela comover-se e simpatizar com a mãe. Flora ganha um alto cargo na empresa de Gonçalo e muito dinheiro, e não hesita em passar por cima daqueles que ameacem seu caminho.
São apresentador dois novos personagens na trama: Sabiá e Fafá Gentil, pai e irmã de Dodi, respectivamente, que chegam do Paraguai. Sabiá entra num triângulo amoroso com a prostituta Manu e com seu próprio filho Dodi, e Fafá namora novamente Silveirinha. Mas a relação deles não foi a melhor, já que Dodi chantageou Flora com o DVD do assassinato de Salvatore, gravado por ele mesmo.
Quando Halley e Lara começam a namorar, Cilene fica apavorada por achar que está acobertando um incesto, já que os dois são filhos de Marcelo. Mas Flora faz uma revelação que foi o motivo do assassinato de Marcelo: Lara não seria filha dele, e sim de Dodi, e quando Marcelo descobriu a verdade, Flora decidiu matá-lo. Então, o único herdeiro dos Fontini seria Halley, e não Lara.
No meio de tantas tribulações, a vida de Maria do Céu promete mudar completamente, apesar de as únicas coisas em sua vida cujo tempo não foi capaz de modificar foram a sua obsessão por Cassiano e o seu ódio por Lara. Maria do Céu, além de infernizar a vida de Lara, passará também a desafiar Alícia, por conta de seu recente envolvimento com Cassiano.
Também há a traição a Elias Filho feita por sua esposa Dedina e seu melhor amigo Damião. Os dois o traem e praticamente toda a cidade fica sabendo desse envolvimento, com exceção de Elias.
O destino de Flora, Donatela, Lara, Céu, Dodi, Zé Bob, Halley, Cassiano, Alícia, Gonçalo, Irene, Copola, Silveirinha, Cilene, Pedro, Diva e Augusto César ganham contornos mais definidos neste momento de reviravoltas em suas vidas, cuja história sem precedentes começa a causar grande impacto, o que faz com que o momento presente una a todos em um mesmo patamar: o de encarar a realidade dolorosa tal como ela é.
Terceira fase
A obsessão de Flora não cessa. Ao descobrir que Zé Bob já sabe tudo que ela tramou e que ele quer provar que Flora é a verdadeira assassina de Salvatore e de Marcelo Fontini, Flora tenta matar seu amado. Para isso, pede ao seu aliado Dodi que mate Zé Bob. Dodi faz o que Flora diz e convence Baiano (testemunha do assassinato de Salvatore) a se encontrar com Zé Bob numa obra. O elevador em que Zé estava cai; porém, Zé é mais esperto e sai do elevador a tempo.
Já Halley ouve de Manu tudo sobre o seu passado, com exceção de que ele e Lara não são irmãos e Halley acha que está cometendo um incesto. Porém, a verdade não lhe é contada por Cilene, o que leva à desconfiança de Donatela que quer se aproximar do seu verdadeiro filho. Posteriormente, toda a verdade é revelada ao moço e junto a Donatela, Gonçalo, Zé Bob e Pedro, Halley parte para uma luta sem fim contra Flora, para desmascará-la e ajudar sua mãe biológica, Donatela.
Flora está a cada dia fazendo mais inimigos. As pessoas ao seu lado desconfiam de suas verdadeiras intenções, e enquanto isso Donatela cada vez mais faz aliados como Zé Bob, Tuca, Pedro e até mesmo Gonçalo, que descobre tudo sobre Flora e juntos planejam desmascarar toda a verdade oculta. No entanto, Flora consegue matar Gonçalo, provocando-lhe um ataque cardíaco fulminante ao fazê-lo pensar que ela matou Irene e Lara. Por um triz Flora não é desmascarada pelos demais personagens e não vai para a cadeia. Flora então mente, dizendo que Gonçalo morreu enquanto estava dormindo.
A partir daí, Flora, que estava sendo derrotada, novamente dá a volta por cima e convence Irene a colocá-la no comando da fábrica dos Fontini. É o tempo para Irene descobrir que Donatela não morreu, para Flora aplicar um golpe na empresa, e expulsar Irene e Lara do Rancho Fontini, indo morar no local com Dodi - com quem se casa novamente, chantageada - e contratando Silveirinha como mordomo, fazendo todos os tipos de humilhação possível contra ele.
Flora também usará nesse meio tempo a inescrupulosa Maria do Céu para talhar seus planos e, por medo, a jovem a obedecerá. Céu, com o tempo, ganha maturidade e forças e reconhece todo o mau que já causou na vida de outras pessoas. Agora planeja viver em paz com seu filho que espera em seu ventre e seus sentimentos por Cassiano parecem diminuir de intensidade a cada dia, enquanto que a complicidade da mesma com seu suposto marido Orlandinho ganha cada vez mais um nível de intimidade e companheirismo inigualável, beirando um sentimento forte e intenso, apesar do fato do mesmo se dizer homossexual e de ela relatar constantemente que é apaixonada por Cassiano.
A vida de todas essas pessoas de alguma forma foram abaladas pela presença maligna de Flora, e agora todos se unem para deter suas maldades e revelar, de fato, a verdade acerca de Donatela e a culpa de Flora perante às atrocidades e crimes cometidos pela mesma.
Fim
No fim, após descobrir que Donatela está viva, matar Dodi e confessar seus crimes na frente de uma multidão de pessoas, Flora recebe ordem de prisão, mas consegue fugir. Dois meses depois, a vilã vai ao casamento de Donatela e Zé Bob, disfarçada, e consegue descobrir onde o casal irá passar a noite de núpcias. No dia seguinte, Flora aparece na casa-de-praia em Guarujá, onde Donatela e Zé Bob estão. Com uma arma, ela os ameaça e em seguida atira em Zé Bob. Lara, Silverinha, Irene e um segurança vão até a casa para tentar impedir Flora - Irene leva até uma arma. No meio da discussão, Lara pega a arma de Irene e atinge Flora; Zé Bob é levado para o hospital e se recupera; e Flora é levada para cadeia, onde é chamada por todos de 'assassina'. A vilã diz para uma moça na cadeia que se chama Donatela. Enfim, tudo acaba bem: Flora sofre na prisão; Irene fica com Copola; Catarina viaja com Stela para Buenos Aires; Cassiano fica com Alícia; Céu tem seu filho e fica com Orlandinho; Lara fica com Halley; e Donatela vive feliz com Zé Bob. Na útlima cena, Donatela relembra da infância com Flora. A novela encerra com as duas, ainda crianças: Flora diz que Donatela é a sua "Favorita", justificando o título da novela e as duas cantam juntas a música Beijinho Doce, seguido pelos créditos de encerramento ao som do tema de abertura Pa'Baillar, do grupo Bajofondo.
Elenco
em ordem da abertura da novela
Cláudia Raia -Donatela da Silva Pinto Fontini Duarte (Diva/Rosana/Sílvia Lontra/Faísca)
Patrícia Pillar -Flora Pereira da Silva (Sandra Maia/Espoleta)
Murilo Benício- Eduardo Gentil Fontana (Dodi)
Mariana Ximenes- Lara Pinto Fontini
Deborah Secco -Maria do Céu Ferreira da Silva (Céu/Pâmela Queiroz/Mariazinha Queiroz)
Taís Araújo -Alícia Rosa
Carmo Dalla Vecchia -José Roberto Duarte (Zé Bob)
Cauã Reymond -Halley Gonzaga da Silveira (Mateus Fontini/Bruninho Aguiar/Luís)
Thiago Rodrigues -Cassiano Copola Mendonça
Ângela Vieira -Arlete Salvador
Christine Fernandes- Rita Porto
Chico Diaz -Átila Mendonça
Cláudia Ohana -Maria Aparecida Marelo Pereira Copola (Cida)
Elizângela -Jucilene Maria Gonzaga (Cilene)
Genézio de Barros- Pedro Pereira da Silva
Iran Malfitano -Orlando Queiroz (Orlandinho)
Leonardo Medeiros- Elias Filho
Malvino Salvador- Damião Salvador
Mário Gomes- Francisco Gurgel (Gurgel)
Paula Burlamaqui- Stela Riba
Suzana Faini -Iolanda Marelo Copola
Rosi Campos -Tereza Baterfer (Tuca)
Alexandre Schumacher- Norton Ari
Aramis Trindade -Clemente Toti
Bel Kutner- Amélia Mendonça Gurgel Amelinha
Clarice Falcão -Mariana Copola Monteiro
Emanuelle Araújo -Manuela Ferreira (Manu)
Fabrício Boliveira- Eduardo Rosa (Didu/Diduzinho)
Gisele Fróes -Lorena Copola Mendonça
Giovanna Ewbank -Maria do Perpétuo Socorro (Sharon)
Graziella Schmitt -Tina Tinia
Jackson Antunes -Leonardo Monteiro (Léo)
Jean Pierre Noher -Pepe Molinos
Miguel Rômulo -Shiva Lênin Costa
Rui Resende- Pereira Pereira
Selma Egrei -Dulce Porto
Raquel Galvão -Melissa Cadore
Roberta Gualda -Greice Ferreira da Silva
Thiaré Maia -Luma Hugareto
Alexandre Nero- Vanderlei Peive
Luiz Baccelli -Darcy Queiroz
As crianças
Eduardo Mello- Domênico Copola Monteiro
Hanna Romanazzi -Camila Porto Duarte
Renan Mayer -Tiago Mendonça Gurgel
Sofia Terra -Carolina Mendonça Gurgel
Participações especiais
Juliana Paes- Maíra Carvalho
Nelson Xavier- Edivaldo Ferreira da Silva
Helena Ranaldi -Dedina Barreto
Suely Franco -Geralda Queiroz
Atores convidados
Ary Fontoura -Francisco Silveira (Silveirinha)
Mauro Mendonça -Gonçalo Fontini
Milton Gonçalves -Romildo Rosa
Atrizes convidadas
Lilia Cabral -Catarina Copola Monteiro
Giulia Gam -Diva Palhares (Rosana Costa/Kato/Miranda)
José Mayer como "Augusto César"
Glória Menezes como "Irene"
Tarcísio Meira como "Copola"
Fonte: Wikipedia
Novela maravilhosa que eu não poderia deixar de comentar!! :)
ResponderExcluir