Música de Fundo:Tema da Novela Salve Jorge

Million Miles - Jason Mraz

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ELIANE GIARDINI "Homenagem"

O Blog Para Recordar Novelas e Famosos deseja a atriz Eliane Giardini Felicidades!
A Pedido de Diva hoje estamos homenageando por ser um dia especial.















Eliane Teresinha Giardini (Sorocaba, 20 de outubro de 1952) é uma atriz brasileira.
Iniciou sua carreira aos dezessete anos de idade. Descendente de portugueses e italianos, estudou na Escola de Teatro da Universidade de São Paulo.
Entre os anos de 1973 e 1997 foi casada com o também ator Paulo Betti, com quem teve duas filhas: Juliana e Mariana. Durante a maternidade, abdicou temporariamente da carreira de atriz, retomando somente na década de 1980.
No teatro, conseguiu vários prêmios de melhor atriz e também cultivou um espaço no cinema, apesar de participações bem esporádicas.
Estreou na Rede Globo em 1991,interpretando a personagem Isaura em Felicidade.
Em 1993 alcançou grande sucesso ao viver Dona Patroa na telenovela Renascer. O papel lhe rendeu diversas críticas positivas e seu nome foi citado como uma das mulheres mais belas do país.[carece de fontes?] No ano de 1995 mostrou sua faceta cômica na telenovela Explode Coração, como a cigana Lola. Um ano depois, em 1997, interpretou Santinha em A Indomada, uma das personagens mais marcantes da trama. Neste mesmo ano, recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Gramado, pelo filme O Amor Está no Ar.
Nesse período, separou-se de Paulo Betti, depois de vinte e cinco anos de casados.
Em 1999, viveu Janete em Andando nas Nuvens, uma sensual professora de dança. Em 2001, deu vida a Nazira em O Clone, personagem que lhe rendeu o prêmio de melhor atriz pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. Em 2003 fez uma das protagonistas da minissérie A Casa das Sete Mulheres, a determinada Dona Caetana, ícone nacional da história do Brasil.
Em 2005 encarnou a Viúva Neuta de América. Sua personagem era muito importante na trama e teve muita popularidade perante os telespectadores. Seu par com Dinho, personagem de Murilo Rosa, muitas vezes ofuscou os protagonistas e ambos foram eleitos como melhor casal da teledramaturgia daquele ano.[carece de fontes?] Em 2006 interpretou a divertida beata de dupla personalidade, Eva Padilha/Esmeralda de Cobras & Lagartos, e em 2007 foi uma das co-protagonistas de Eterna Magia, a bondosa Pérola. Em 2009 despontou como a indiana Indira em Caminho das Índias.
Em 2010, viveu a protagonista Hélia Pimenta em Tempos Modernos, uma mulher de temperamento difícil que é apaixonada por Leal, personagem vivido por Antônio Fagundes. A história de amor de ambos é tema central da telenovela.
Em 2011, interpreta a crítica de teatro Sandra Heibert em Lara com Z.


Fonte:wikipédia

Nenhum comentário: